DICASTÉRIO PARA A VIDA CONSAGRADA
E SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA
DOM RAUL GABRIEL CARDEAL STEINER
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
Prefeito do Dicastério para a Vida Consagrada
e Sociedades de Vida Apostólica
A todos que este comunicado lerem, que o senhor Jesus, Deus de misericórdia, te conceda graça e paz.
Os Salesianos de Dom Bosco, fundado por São João Bosco no século XIX, tem por missão principal a ajuda e acolhida dos jovens, principalmente aqueles abandonados e marginalizados. A congregação é gerida pelo Reitor-Mor, que é eleito pelos membros da congregação em um Capítulo Geral. Em nosso orbe habbiano, esta família religiosa veio para nos ajudar a dar continuidade a nossa missão de evangelizar a juventude tantas vezes perdida pelo consumismo e relativismo.
Mediante isto, este dicastério volve seu olhar para os Salesianos de Dom Bosco que desde a renúncia de seu antigo Reitor-Mor, Mons. Angelo Lucianne, está vacante, sem uma figura que os guie no carisma de seu Pai-Fundador, São João Bosco. Dom Cristiano Baptista Card. Tavares, vice-reitor da congregação, convocou para a noite de ontem (22.05.2023) o Capítulo Geral para a eleição do superior e demais cargos.
Seguindo as normas exigidas do estatuto desta congregação religiosa, fora convocado um Capítulo Geral, ou seja, "um sinal eminente de união e de solidariedade de toda o Instituto, reunido por meio de seus representantes, goza de autoridade suprema na congregação. " (Estatuto dos Salesianos, art. 32). Para nós, fora enviado cópias das atas de eleição, seguindo os protocolos seculares aos quais devemos prezar e cuidar.
Isto posto, observando a validade dos meios tomados e em comunhão com os irmãos salesianos, ACEITAMOS e VALIDAMOS a eleição do novo Reitor-Mor, Dom Fernando Haddad. Seu mandato se findará dentro de dois (02) meses, podendo renunciar antes deste prazo (cf. Estatuto dos Salesianos, art. 23).
Sem mais, rogamos ao bondoso Mestre que continue a abençoar esta frutuosa família religiosa e que a Virgem Auxiliadora o ajude a continuar os passos iniciados por seu Pai-Fundador, São João Bosco. Busquem sempre, queridos filhos, buscar as coisas do alto (cf. Cl 3, 2) vivendo sempre seus votos evangélicos de pobreza, castidade e obediência, vivendo sempre para Deus e para os jovens, fazendo como São João Bosco ensina: "dai-me almas e ficai com o resto o que me importa é juventude santa".