DOM NADSON PACELLI CARDEAL MÉDICI, OFM
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-DIÁCONO DI DEI PATRIS MISERICORDIS
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA O CLERO
A todos que nossas letras lerem, saúde e paz.
O Dicastério para Clero, no Consistório com o Colégio Cardinalício e o Santo Padre, Bento VI, em 13 de agosto de 2022, teve a oportunidade de refletir sobre a situação atual da formação diaconal e sacerdotal nos Seminários da Santa Igreja Católica no Habbo Hotel.
Preocupou-nos as dificuldades que devem enfrentar as Igrejas Particulares e os jovens chamados ao sacerdócio. Tais dificuldades são devidas à vulnerabilidade e ao enfraquecimento da identidade formativa, organizacional e estrutural dos seminários.
Sendo assim, levando isso em consideração, pensando no bem da Igreja, DECRETAMOS a abertura do Seminário Romano Maior, com o status de Seminário Inter-Diocesano, para um melhor acompanhamento vocacional e formativo de nossos jovens Seminaristas. Este será o único seminário para todo o Habbo Hotel e terá como padroeira Nossa Senhora da Confiança.
Segue abaixo as primeiras diretrizes gerais para o Seminário Romano Maior:
- SOBRE O SEMINÁRIO
1. As Arquidioceses são responsáveis por encaminhar seus seminaristas para o Seminário Romano Maior.
1.1. Cada padre formado de uma arquidiocese, pertencerá ao presbitério da mesma, a não ser que razões particulares determinem o contrário (o que sempre se dialogará com o Arcebispo).
1.2. É importante que o reitor nomeie formadores nos 3 períodos do dia (manhã, tarde e noite). Antes de aceitar o candidato ao seminário, pergunte-se o período que o mesmo entra para enviar para um formador que tenha o mesmo horário disponível que o seminarista.
- ENTRADA NO SEMINÁRIO
2. Nos casos de um vocacionado procurar um de nossos clérigos com desejo de seguir a vocação, o mesmo é responsável pela sua entrada em nosso seminário Romano Maior.
2.1. Cabe destacar que como responsável pelo novo seminarista, deverá enviar o seminarista para o seminário Romano Maior.
- CADASTRAMENTO DOS SEMINARISTAS
3. Após a entrada do seminarista, o REITOR deverá inscreve-lo no formulário de inscrição disponibilizado por este Dicastério pelo seguinte link: Clique aqui.
3.1. Depois de terminada a inscrição o seminarista ficará no seminário Romano Maior.
- SOBRE OS MEIOS DE AVALIAÇÃO
4. Torna-se irrefragável o uso da Apostila aprovada por este Dicastério para a ministração de aulas e demais atividades que geram avaliação.
4.1. O Seminário deve manter o seguinte esquema de avaliação: Aulas teóricas, questionários, aulas práticas e Teste Final.
4.2 Testes práticos devem ser delegados por este Dicastério, autorização esta concedida pelo Prefeito. Fora os autorizados, tem o poder avaliativo os membros do Dicastério.
- SOBRE A EQUIPE FORMATIVA
5. O Seminário será liderado por um Reitor e um Vice Reitor, que serão encarregados de gerir com sabedoria o restante da equipe formativa.
5.1. É aconselhável um Diretor Espiritual na Equipe Formadora.
5.2. A equipe de formação será nomeada pelo Prefeito deste Dicastério, sob indicação dos Arcebispos.
5.3. A função da Equipe formativa, muito mais do que transmitir conteúdos - devendo incitar os seminaristas a assistirem as vídeo-aulas, ouvirem os podcasts e lerem os textos - deve inserir os candidatos às Ordens sagradas na vida do clero, na realidade celebrativa e os acolherem e ajudarem em suas dificuldades.
- SOBRE OS DOCUMENTOS E ENVIO DE RELATÓRIOS
6. Pedimos ao reitor do seminário que nos envie um relatório semanal nas sextas-feiras.
- SOBRE AS ATIVIDADES LITÚRGICAS E PASTORAIS DOS SEMINARISTAS
7. Este Seminário é adjunto com a Arquibasílica de São João de Latrão, portanto, os seminaristas deverão participar das atividades pastorais ali desenvolvida pelos formadores e pela Arciprestia da Arquibasílica, além das outras atividades com o Santo Padre, e com as igrejas particulares de Roma, com os Cardeais e seus formadores.
- SOBRE AS AS INSTITUIÇÕES E ORDENAÇÕES
8. Caberá a equipe formativa do Seminário fazer ela própria ou convidar algum Bispo para fazer a Admissão às Ordens Sacras, a Instituição ao Leitorado e a Instituição ao Acolitato. O registro destes eventos deverá ser feito num arquivo (site) próprio do Seminário. Estes registros deverão ser consultados antes de marcar a data da Ordenação Diaconal.
9. Para a Ordenação Diaconal e Presbiteral a equipe formativa convidará ou o próprio papa, ou o Arcebispo que enviou o eleito, ou ainda o que o acolherá, ou qualquer outro Cardeal ou Bispo da Santa Igreja, conforme convir.
CONCLUSÃO
Confiamo-nos a nós e ao nosso trabalho à intercessão de Nossa Senhora da Confiança, dos Apóstolos Pedro e Paulo, de São Felipe Néri, São João Maria Vianney e todos os santos e santas de Deus.
Dado e passado em Roma, na sede do Dicastério para o Clero, aos 18 dias do mês de Agosto do Ano Sacerdotal de 2022.
+ Nadson Pacelli Cardeal Médici
Prefeito do Dicastério para o Clero