Este site pertence a Igreja Católica do jogo virtual Habbo Hotel e tudo nele é fantasia. Não há ligação alguma com a Igreja Católica da vida real.

Pesquisar

Instrução Cor Ardens | Dicastério para o Clero


DOM ODILO PEDRO CARDEAL SCHERER
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
Prefeito do Dicastério para o Clero

INSTRUÇÃO 
COR ARDENS

Aos presbíteros, sobre a constante necessidade de anunciar e celebrar.

Corações ardentes, este vocativo tão conhecido, sempre que invocado se recorda a vivacidade da missão na Igreja, de maneira especial, a missão dos presbíteros, sagrados varões com o coração marcado pelo desejo de seguir e servir ao Senhor! Sem dúvidas, encontramos o exemplo mais belo disto naquele belo e angustiado caminho de Emaús, quando os dois conversavam com o peregrino não identificado, aquele falava-lhes das Escrituras e por fim a conclusão: “Não se nos ardia o coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?” (Cf. Lc 24, 32).

Neste sentido, encontramos na figura de Jesus que caminha conosco, a prefiguração mais bela da Igreja no mundo, uma instituição divina que nunca está abandonada e nem fica a mercê de terceiros, mas que é assistida e acompanhada pelo seu Senhor e Cabeça, fazendo perpetuar a sua presença no mundo.

Outrossim, é a Igreja que como Divina Esposa, perpetua a presença de Jesus no mundo, guiada e assistida pela força do Espírito Santo. Assim, o mesmo Espírito, não deixou de prover entre o povo de Deus, testemunhas fiéis, batizados e batizadas, inclusive no meio virtual, que fosse sinal perene do Divino Mestre, sendo sal da terra e luz do mundo! (Cf Mt 5 13-14)

Posto isto, em nossa realidade virtual, os presbíteros que são estabelecidos por nossa autoridade e colocados como verdadeiros líderes do pastoreio online, são convidados a realizarem de uma maneira única e dinâmica o apostolado de anunciar a Jesus neste meio tão novo e desafiador, tornam-se verdadeiramente Igreja (Cf. Predicate Evangelium 24). 

Entre as formas de anúncio, a Igreja no Habbo, sempre teve desde seus primórdios, a celebração dos sagrados mistérios, em especial a Santa Missa, pelo anúncio da Palavra de Deus e sua pregação, mesmo que parcialmente em virtude daquilo que ocorre verdadeiramente na realidade. Daí, se identifica o mais longínquo meio de evangelização e atuação da Igreja habbiana. 

Neste sentido, desejosos de suscitar um novo ânimo de todo o clero, convidamos aos pastores sagrados que, possam novamente deixar arder o coração e empreender esforços para rezar cotidianamente a Missa no habbo, como forma eficaz e excelente de evangelização aos outros e a si mesmo. À medida que a Palavra do Senhor é proclamada, realiza-se o belíssimo feito apresentado pelo autor da Carta aos Hebreus: “A palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes.” (Cf. Hb 4, 12).

Assim, a Palavra proclamada gera frutos de anúncio aos que a escutam e também aos que a proclamam, pois ouvi-la e acolhe-la no coração, vai gerando frutos permanentes no interior do homem que busca sempre a Deus, deste modo, a afirmação conciliar tem grande relevância: “É preciso, pois, que toda a pregação eclesiástica, assim como a própria religião cristã, seja alimentada e regida pela Sagrada Escritura.” (Dei Verbum 21).

O solene encargo de proclamadores da Divina Palavra, nos faz quanto dicastério e estrutura eclesial, admoestas e propor aos presbíteros, que celebrem a sagrada liturgia, ao menos aos domingos, sempre com o povo de Deus, para que se realize mais eficazmente a missão confiada pelo Senhor a cada batizado, de forma muito especial em nosso contexto virtual. 

As presentes letras não se revestem de um caráter simplesmente disciplinar ou normativo, mas antes, mostra-se com a força de exortação, que deseja propor o acertamento do caminho de constância e observância, em vista de um válido empenho evangelizador. 

Assim, pedimos que este decreto seja acolhido por todos, possa frutificar no coração e na prática pastorais dos sagrados pastores, e neste intuito, queremos recomendar a piedosa proteção de Maria, Mater Ecclesiae, com as Palavras de São Paulo VI: “Com clemência de Mãe, olhai, pois, Virgem Santíssima, para todos os vossos filhos! Vede a ansiedade dos sagrados pastores que temem seja lançada uma horrenda tempestade de males sobre os rebanhos que lhes estão confiados.” (Cf. Matri Rosarii 12).

Dado em Roma, no Palazzo delle Congregazioni, 18 de junho de 2023, 
no XI Domingo do Tempo Comum.

✠ Odilo Pedro Cardeal Scherer
Prefeito