Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
Prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica
O amor pela juventude deve motivar a vida e dinâmica catequética e evangelizadora nas comunidades eclesiais, em vista de uma eficaz e verdadeira continuidade. Assim, "o espírito salesiano encontra o seu modelo e a sua fonte no próprio coração de Cristo, apóstolo do Pai." (Cf. Constituições, 11). As palavras motivadoras do texto oficial do carisma salesiano, inspira a grandeza a e a constância ao amor e a dedicação com os jovens.
Neste sentido, o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, na qualidade de órgão responsável pela vida religiosa e consagrada no orbe habbiano, recebeu no dia 09 de janeiro, por parte de alguns clérigos motivados pelo amor ao carisma salesiano, o pedido de reabertura da Sociedade de São Francisco de Sales, conforme já conhecido ulteriormente na história do Habbo.
Os salesianos de Dom Bosco, na Igreja, tem uma longa história iniciada desde 2012, detentora de importante riqueza espiritual, dedicando-se primeiramente aos jovens, mas também ao cultivo das vocações e lideranças. Nos últimos anos, o carisma salesiano foi entrando em declínio e como resultado, recebeu deste dicastério no dia 31 de julho de 2024, a supressão canônica.
Havendo transcorrido um prazo favorável e amadurecido o percurso trilhado até o tempo presente, recebemos a solicitação de reabertura desta ordem religiosa. Assim, no uso de nossas faculdades, decretamos a reabertura da Pia Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos), sob a forma de ad experimentum, isto em vista das adaptações a serem executadas e atendidas para a recepção plena da aprovação canônica definitiva.
Os solicitantes da reestruturação da ordem salesiana são: Fernando Card. Haddad, Cristiano Card. Tavares, Anthony Fernando e Robert Sarah. Esses deverão, em celebração oficiada pelo prefeito deste dicastério, emitir os votos temporários e dar início aos trâmites necessários para a completa reestruturação da ordem e do carisma. Além disso, deverão cumprir os requisitos necessários para a obtenção da ereção definitiva.
A organização e realização de um capítulo geral deverão ocorrer em até sete dias após a profissão temporária, culminando na eleição de um Reitor-Mor e, em seguida, na articulação de seu conselho. Posteriormente, será preciso reorganizar as missões e o carisma, bem como revisar as constituições, o hábito, missão da ordem e aumentar o número de membros professos para ao menos sete. Fica fixado o prazo de um mês para a conclusão destes trâmites, do contrário, perderá o estado canônico.
O desejo da Igreja é que esses filhos tão amados possam avançar e florescer, tornando-se, a exemplo de São João Bosco, sinais vivos e luminosos de Jesus Cristo, luz do mundo. Que suas vidas sejam testemunhos eloqüentes da fé e do amor que transformam. O presente decreto deverá ser encaminhado ao Núncio Apostólico, aos Bispos Diocesanos e aos chefes dos dicastérios, com vistas ao indispensável reconhecimento formal e ao início das atividades da ordem, abrangendo os diversos aspectos da missão eclesiástica.
Dado em Roma, no Palazzo delle Congregazioni, 12 de janeiro do Ano Jubilar de 2025,
Ano Santo da Esperança, na Festa do Batismo do Senhor.
✠ Odilo Pedro Cardeal Scherer
Prefeito