DICASTÉRIO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
NOTA
Tendo sido determinado, para a realidade, o início do uso da edição brasileira da terceira edição típica do Missal Romano no próximo Primeiro Domingo do Advento, este Dicastério foi questionado acerca das reformas do mesmo livro litúrgico para a Igreja no Habbo. Portanto, viemos tornar público o programa de trabalho deste Dicastério para, em consonância com o Concílio Vaticano V, realizado no ano de 2014, celebrarmos a mesma liturgia que é celebrada na Igreja da realidade.
Antes da publicação de uma nova edição típica do Missal Romano, que será a V Edição Típica deste livro litúrgico, será necessário reformar o Pontifical Romano. Nosso Pontifical foi elaborado visando a facilidade de sua utilização, inserindo junto aos textos próprios do Pontifical, também os textos do Missal. Hoje, esta metodologia do Pontifical é inconciliável ao Missal, o que nos exigirá primeiro uma reforma em tal livro litúrgico. Este Dicastério estipula que o Pontifical Romano reformado será publicado entre as Solenidades da Imaculada Conceição e do Natal do Senhor, respectivamente, entre 08 e 25 de dezembro do corrente ano de 2023.
Depois, com o trabalho de uma comissão ampliada, a V Edição Típica do Missal Romano será elaborada. O novo site, com novo layout - que também será aplicado aos outros livros litúrgicos - já começou a ser preparado e os textos do ordinário da missa já estão, em muito, semi-prontos. Porém, é necessário ainda acrescentar os textos próprios das missas dos comuns dos santos, das diversas necessidades, rituais, votivas e para os defuntos. Além disso, como novidade desta edição típica do Missal Romano, pretendemos acrescentar, também, os próprios das missas dos tempos. O trabalho deve se intensificar após a publicação do Pontifical Romano e poderá se tornar público antes mesmo do começo de seu uso oficial previsto para acontecer entre a Solenidade do Natal do Senhor, em 25 de dezembro de 2023 e a Quinta-Feira Santa da Ceia do Senhor em 28 de março de 2024. A preferência do Dicastério é realizar a produção de um bom missal, antes de um missal produzido às pressas.
Enquanto a nova edição típica do Missal Romano é preparada, será possível utilizar os textos próprios da eucologia menor (oração coleta; oração sobre as oferendas; oração depois da comunhão) dos textos da nova edição do Missal, como constarem na liturgia diária. Os demais textos só poderão ser utilizados se disponibilizados por este Dicastério.
Enfim, será o momento de seguir com a reforma dos outros sites dos livros litúrgicos: em primeiro lugar os Subsídios Litúrgicos; depois o Sacramentário Romano; e por fim, para reforma do layout, também o Missale Romanum em sua edição latina, o Ordo Celebrationes Romani Pontifici, e uma possível atualização no Missal de uso antigo.
O longo percurso de reforma dos nossos livros litúrgicos só está começando. Os interessados em colaborar, deverão procurar os membros deste Dicastério e a longo prazo serão determinados seus trabalhos. O objetivo de uma liturgia bem celebrada, em consonância com a nobre simplicidade, é o objetivo de propor as pessoas àquele encontro pessoal com Jesus Cristo e sua Igreja, que é o objetivo da nossa Igreja. Confiamos nossos trabalhos a Bem-Aventurada Virgem Maria, a São José, aos apóstolos Pedro e Paulo, a São Paulo VI, São João Paulo II e a São José Maria Tomasi, patrono dos liturgistas.
Dado e passado em Roma, na sede do nosso Dicastério, aos três dias do mês de novembro do Ano do Senhor de dois mil e vinte e três.
+ Dom Daniel Paulo Cardeal Stramantino
Prefeito