Este site pertence a Igreja Católica do jogo virtual Habbo Hotel e tudo nele é fantasia. Não há ligação alguma com a Igreja Católica da vida real.

Pesquisar

Carta ao Clero - Caritatem Fraternitatis

 

DOM MARLINDO CARDEAL ARAÚJO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-BISPO DI SANCTA MARIÆ IN TABOSÆ
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CLERO

Carta Caritatem Fraternitatis
Sobre o amor puro e fraterno para com os irmãos

"Caritatem fraternitatis invicem diligentes honore invicem praevenientes" (Rm 12,10)

A todos que lerem esta carta graça e paz da parte de Deus, nosso Senhor.

    Caminhamos para uma nova era e mais do que nunca precisamos exercitar as virtudes cristãs de nossa real dimensão na realidade do Habbo Hotel. O 'ser cristão' é inerente à vida de todo batizado, não é possível 'ser cristão' somente em determinadas horas do dia. Reflito este ponto pois é importante ter em nossa mente que o trabalho que realizamos aqui não é um mero passatempo e sim um apostolado, uma missão evangelizadora. Por conseguinte cabe a nós extirparmos de nossa vivência em comunidade quaisquer atitudes demoníacas que afetam nossa vida fraterna, tais como inveja, rancor, fofocas e intrigas. É papel do demônio realizar tais obras e quando alguém se submente a tais agouros está se afastando do Amor de Deus. 
   O caminho para vencer tais aspectos incongruentes á dimensão religiosa é simples: Viver o amor de Deus. Vejamos o que S. João nos diz: "Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê." ( I Jo 4,20). São João, o discípulo amado, é bem claro: é falsa e fria a fé de quem louva a Deus mas odeia seu irmão. No versículo seguinte está a regra de ouro do cristão: "Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus, ame também a seu irmão." ( I Jo 4,21).
  Como cristãos precisamos ser astutos e inteligentes quando o assunto se trata da salvação de noss'alma. Devemos agradecer a Deus e não murmurar pelos irmãos que temos, pois eles nos ajudam a crescer em santidade e é no convívio que nos aperfeiçoamos, vencendo as adversidades.

"Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entra­nhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo. E sede agradecidos." (Cl 3, 12-15)

   É preciso amar a messe para produzir bons frutos e nela louvar a Deus por isso. Quando semeio sementes sem amor pelo campo somente por 'obrigação' estou com os olhos cerrados para a dimensão celeste da Vinha. O simples fato de servir deve ser imbuído de tamanho amor que preencha todo o nosso coração. A obediência está inseparavelmente ligada ao amor. Se amo a Deus, irei obedecer a quem por Ele foi incumbido de me governar. "Servos, obedecei em tudo a vossos senhores terrenos, servindo não por motivo de que estais sendo vistos, como quem busca agradar a homens, mas com sinceridade de coração, por temor a Deus." (Cl 3, 22).   Concluindo esta exortação, convido-os a refletir sobre a vivência que temos em meio aos irmãos no clero. Não permitamos ser um instrumento governado por Satanás para destruir a Vinha do Senhor, mas antes pelo contrário, sejamos um instrumento à disposição de Jesus Cristo, pelo qual distribui os sacramentos, converte as almas perversas e guia seu rebanho para a Grei Celestial.Rogo os auspícios da Santíssima Virgem Maria, sob o Título de Mãe da Igreja, para que  possa nos ensinar a amar com filial e terno amor os irmãos que Deus nos presenteou.
Dado em Roma, no gabinete da Congregatio Pro Clericis, aos XX dias do mês de julho do ano da graça de N. S. Jesus Cristo de MMXX.

____________________________________________
Prefectus Congregatio Pro Clericis