Este site pertence a Igreja Católica do jogo virtual Habbo Hotel e tudo nele é fantasia. Não há ligação alguma com a Igreja Católica da vida real.

Pesquisar

Decreto de supressão da Ordem dos Pregadores

DOM PEDRO HENRIQUE CARDEAL MÉDICI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-PRESBITERO DE SANTA TEREZA NO CORSO D'ITALIA
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA

Aos caríssimos irmãos em Jesus Cristo, de modo especial aos irmãos da Ordem dos Pregadores (O.P)  paz, saúde e bênção vos sejam dados abundantemente. 

“Não leveis coisa alguma para o caminho, nem bordão, nem mochila, nem pão, nem dinheiro, nem tenhais duas túnicas” (Cf. Lucas 9, 3). A Igreja é, por graça divina, um celeiro de vocações, dons e carismas. Nesta grande comunidade do povo de Deus, cada membro é convidado a contribuir em sua função designada segundo a presciência de Deus, nosso Pai. O fim último de cada função não é promover-se e sim servir e colaborar para a Construção do Reino de Deus entre os homens.

Muitos são os dons e os carismas (I Coríntios 12), há um só Espirito e este, visivelmente vem constantemente, guiando e sustentando a Igreja pelos séculos. Dentre estes vários carismas e dons estão as ordens religiosas que, imbuídas pelo ardor do Paráclito, servem ao Reino e à Messe em diversas formas, mas todas convergindo para a unidade eclesial. Quando uma ordem é erigida, a Igreja se alegra por tamanha graça, pois tudo o que acontece ocorre para a maior glória de Deus e salvação dos homens. Da mesma forma, quando uma ordem precisa ser suprimida, a igreja se alegra por seus filhos reconhecerem suas fragilidades e principalmente compreenderem que a vontade do Senhor é maior que a vontade humana.  O que realmente é essencial  são os frutos que a ordem religiosa, plantou, regou e colheu com o seu árduo trabalho. Nada é em vão, tudo possui uma razão, a qual conheceremos e entenderemos quando todos nós, povo de Deus, formos reunidos no reino, o qual ajudamos a erguer aqui na Terra. 

Deste modo, atendendo a solicitação do Excmo. Superior Geral da Ordem dos Pregadores (O.P) Dom Joseph Cardeal Ravassi, estudamos e consideramos os motivos apresentados pelo mesmo, como plausíveis e justificáveis. Tendo examinado a atual situação da ordem e consultado o Santo Padre, decidimos por bem  DECRETAR o FECHAMENTO da Ordem dos Pregadores. Neste viés, agradecemos os serviços prestados pela Ordem dos Pregadores ao povo de Deus,  como também os esforços incansáveis para que o evangelho se tornasse conhecido, meditado, rezado e vivido. Aos seus dirigentes e membros desejamos bons êxitos em seus propósitos e vocação e recordamos que a missão de anunciar o evangelho é de todo cristão batizado. Não deixem se perder em vossos corações a chama ardente da oração e da missão. 

Certos de que continuareis a rezar pelo bom êxito dos trabalhos deste dicastério despeço-me invocando a intercessão de São Domingos e a benção de Deus sobre todos. 

Dado e passado em Roma, junto a sede da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica, aos 31 dias do mês de Julho do ano Jubilar de 2021.

Dom Pedro Henrique Cardeal Médici
Prefeito

Eu o subscrevi,
Dom Giovanni Oliver