O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização promoverá, no dia 13 de setembro de 2021, às 20h, Sessão Especial em alusão ao centenário de nascimento de Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Emérito de São Paulo (in memoriam). Ele nasceu em 14 de setembro de 1921 e morreu em 14 de dezembro de 2016. A iniciativa vem se somar às diversas homenagens para lembrar a vida, a trajetória, as obras e o belo legado deixado por Dom Paulo, que completaria 100 anos no dia 14 de setembro deste ano.
O cardeal dom Paulo Evaristo Arns, um dos mais importantes humanistas brasileiros do século XX. Essa homenagem será dedicada a debater o seu legado e a atualidade de suas reflexões. O encontro acontecerá no Museu do Vaticano, abrindo o calendário festivo do centenário do cardeal, celebrado em 2021. Cardeal da liberdade e guardião dos direitos humanos, dom Paulo Evaristo Arns foi figura central no processo de redemocratização do país. Sua trajetória foi constantemente marcada pela justiça social, defesa dos excluídos e dos trabalhadores. Tudo isso o credencia para a alcunha pela qual escolheu ser lembrado, segundo suas próprias palavras, como “cardeal do povo”.
Dom Pablo Maxi, 27ºArcebispo de São Paulo:
Dom Paulo e a história profética.
Dom Daniel Stramantino, 06º Arcebispo de São Paulo:
Dom Paulo e a importância de sua história no Apostolado Habbiano.
Dom Carlo Ventresca, Pres. da Comissão de Arqueologia Sacra e Ciências Históricas:
Dom Paulo, defensor da liberdade e a construção de uma sociedade justa e igualitária.
Esclarecemos que não se trata apenas de olhar o passado e, nele, o Cardeal Arns em ação. O que se quer é resgatar todo o legado espiritual, o pensamento, a visão pastoral do Cardeal da Esperança. Por sua vez, os participantes da Comissão da Nova Evangelização cuidaram com esmero da escolha da temática, tendo em vista que todos eles têm uma ligação afetiva com Dom Paulo.
Roma, 01 de setembro do Ano Jubilar de 2021.
+ MIGUEL DOLEZZIO
Presidente do Conselho da Nova Evangelização