DOM DANIEL PAULO CARDEAL STRAMANTINO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
BISPO DE FRASCATI E ÓSTIA E
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO
E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
A todos aqueles que esta lerem,
saudação, paz e bênção no Senhor.
Tendo sido questionados acerca da possibilidade de suprimir uma das leituras anteriores ao Evangelho, afirmamos que:
1. Havendo duas leituras antes do Evangelho, o presidente da celebração pode optar por fazer apenas uma leitura.
2. Este ato, previsto na Introdução ao Lecionário, nº79, e decidido pela XI Assembleia Geral da CNBB, em 1970 - e utilizamos a liturgia como proposta pela CNBB - pode ser realizado quando as razões pastorais aconselharem - elencamos algumas: o sacerdote celebra sozinho ou com apenas um auxiliar; ou a missa será necessariamente longa, com ordenações ou dedicação ou outras bênçãos (exceto para os ritos da Sexta-Feira Santa e a Vigília Pascal); celebra-se para uma comunidade específica, como os militares.
3. Quando optar por fazer apenas uma leitura antes do Evangelho, independente de qual seja, será feita antes do Salmo Responsorial.
4. É preferível que se opte pela leitura que esteja mais diretamente relacionada com o Evangelho ou a que for mais adequada para uma catequese orgânica ou, ainda, que facilite a leitura semicontinua de algum livro.
5. Recordamos que nunca é permitido o costume de pular partes de um texto bíblico que se escolhe para ser lido ou que é previsto, a não ser que seja prevista uma forma breve do mesmo texto, mas nunca pelo arbítrio do leitor.
6. Mesmo com essa possibilidade, nunca se esqueça, sobretudo na missa com o povo, que a Liturgia da Palavra é central no exercício da missão da Igreja no Habbo Hotel.
Pedimos a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria e São Paulo VI sobre nós e sobre toda a Igreja de Deus.
Dado e passado em Roma, na sede desta congregação, aos doze dias de janeiro do ano sacerdotal de dois mil e vinte e dois.
+ Dom Daniel Paulo Cardeal Stramantino
Prefeito