Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano Fraternidade Sacerdotal São Pedro
A Congregação para a Doutrina da Fé, acerca do conteúdo sobre a Fraternidade Sacerdotal São Pedro, refere:
A mesma Fraternidade tem como objetivo preservar, a Missa pré-conciliar, também lembrada como, Missa na Forma Extraordinária ou Missa Tridentina, onde o celebrante celebra em Versus Deum - para Deus - manifestando a plenitude e dignidade da celebração. Por isso, esta congregação exorta ao clero da Santa Igreja, que a missa no rito antigo, contém vasta importância, na história da Igreja, e também designa-os a participação da mesma celebração na forma antiga, para melhor conhecimento da tradição e para sua perseverança.
Rememorando também, o código de direito canônico que nos denota:
Cân. 898 — Os fiéis tenham em suma honra a santíssima Eucaristia, participando activamente na celebração do augustíssimo Sacrifício, recebendo com grande devoção e com frequência este sacramento, e prestando-lhe a máxima adoração; os pastores de almas, ao explanarem a doutrina sobre este sacramento, instruam diligentemente os fiéis acerca desta obrigação.
O que reforça o claramente sentido da missa antiga e o dever da Fraternidade Sacerdotal São Pedro, perseverante ante a tradição, segundo o Rito de São Pio V.
Por mercê desta Congregação,
Cardeal Marc Armand Ouellet,
Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé
e Arcebispo de Porto Alegre
e Arcebispo de Porto Alegre