Este site pertence a Igreja Católica do jogo virtual Habbo Hotel e tudo nele é fantasia. Não há ligação alguma com a Igreja Católica da vida real.

Pesquisar

Carta aberta aos Bispos do Brasil

DICASTÉRIO PARA OS BISPOS

DOM RAUL GABRIEL CARDEAL STEINER
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
Prefeito do Dicastério para os Bispos

A todos que estas letras lerem, que o senhor Jesus, Deus de misericórdia, te conceda graça e paz.

O Episcopado brasileiro esteve reunido em Assembleia Geral nos últimos dias 03 e 04 de março. Este ato de comunhão mostra o verdadeiro empenho dos bispos que compõem o nosso apostolado em continuar a missão iniciada outrora por nossos fundadores. Vale ressaltar o esforço e comprometimento que os mesmos devem ter, por isso que em nossa ordenação ouvimos: “recebe este anel, símbolo da fidelidade; e com fidelidade invencível guarda sem mancha a Igreja, esposa de Deus” (Pontifical Romano, do Rito de Sagração Episcopal). Ao guardar esta Igreja, sem mancha, lhe é exigido o máximo esforço e seriedade. Para assim fazer, lhe são dados cooperadores, bispos auxiliares, padres, diáconos e todo o povo, que juntos com ele formam um só rebanho, e são o corpo daquela igreja particular, cuja cabeça invisível, mística, é Cristo, e tem como cabeça visível o bispo, sumo pastor daquele rebanho particular” (Constituição Apostólica Episcoporum In Vita Ecclesiae, Bento III).

O epíscopo deve ser exemplo para aqueles que estão sobre a sua tutela, pois é ele que santifica, guia e exorta o povo de Deus rumo ao redil do Supremo e Eterno Pastor e para desempenhar tal missão deve haver um verdadeiro comprometimento, pois não somos um RPG, mas um apostolado que temos o “desejo de aflorar vocações por meio do Habbo Hotel, bem como o espírito desejoso que esta mensagem de salvação não se restringisse ao âmbito virtual, mas que pudesse tocar à realidade de muitos jovens presentes neste espaço e que ainda não tiveram contato com o Cristo, junto de homens com o espírito resignado no Senhor, deu início esta obra de missão. Desse modo, não devemos nos estagnar no pensamento que o Santo Espírito não age por nós na edificação na Igreja habbiana, pois Ele age” (Constituição Conciliar Aeternum Patris, n. 5).

Sabemos que o Espírito Santo "age na realidade virtual por meio de nós, seus filhos "Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós" (Mt 10, 20). Mas quem garante que estamos repletos do Santo Paráclito? A prova é simples: " [...] ninguém pode dizer: "Jesus é o Senhor", senão sob a ação do Espírito Santo" (1Cor 12, 3). Ou seja, a credibilidade de um religioso está no fato de reconhecer, professar e anunciar unicamente e exclusivamente a Cristo" (Carta ao Clero - Ductus Spiritus Sancti, Dom Marlindo Card. Araújo). Isso se torna ainda mais sério, pois somos instrumentos de Deus na vida de muitos irmãos e irmãs que necessitam da mensagem libertadora da Boa Nova.

Por fim, “o Bispo também deve ser o homem da Palavra, deve cuidar do anúncio do evangelho e continuar aquilo que o próprio Cristo pediu para os Apóstolos de ir e pregar o evangelho a toda criatura (Mc 16, 15)” (Constituição Conciliar Aeternum Patris, n. 20). O bispo é homem da Palavra que sabe pregar as maravilhas de Deus não por meio de um proselitismo retrógrado, mas de uma vida testemunhada e pautada nos preceitos evangélicos.

Sem mais, saúdo a nova mesa diretiva da CNBB, que guiará o episcopado brasileiro nestes próximos dois meses fazendo cumprir as metas estabelecidas nesta assembleia, são eles: Dom Lucas Roberto, eleito Presidente, Dom Pedro Britto, eleito Vice-Presidente e Dom Geraldo Agnelo, eleito Secretário Geral. Que o bom Deus os conduza sempre mais a perfeição e ao fiel cumprimento do múnus concedidos a vós pelo próprio Espírito Santo.

Confio todo o Sacro Colégio Episcopal à materna proteção da Virgem Aparecida, Rainha e Padroeira do Habbo Hotel, para que possam ser sempre solícitos ao chamado do Senhor e responder: “fazei tudo o que Ele vos disser" (Jo 2,5).

Dado em Roma, no Gabinete do Dicastério para os Bispos, 06 de março de 2023,
sob o reinado de Antônio I.

Dom Fr. Raul Gabriel Cardeal Steiner, C.Ss.R.
Prefeito

Mons. Mauro S. S. e Araújo Maria Capellari
Secretário