Este site pertence a Igreja Católica do jogo virtual Habbo Hotel e tudo nele é fantasia. Não há ligação alguma com a Igreja Católica da vida real.

Pesquisar

Decreto Ad Unitatis - Pela unidade dos Cristãos.

 

DOM PEDRO CARDEAL CALOPSITA COSTA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
PRESIDENTE DO PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A UNIDADE DOS CRISTÃOS
PRESIDENTE DO DEPARTAMENTO CENTRAL DE ESTATÍSTICAS DA IGREJA

   A todos que lerem, Misericórdia e União da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.”
Salmos 133, 1-3

Sendo assim, a Igreja não se resume apenas em uma diversão. A ICAR, em sua raiz evangelizadora, tem por si a força do céu, força essa que nos mostra que, além de jogadores, somos Cristãos batizados, chamados na vida real a evangelizar mais que nossas limitações, promovendo a salvação e a dignidade humana. Exercendo nossa função de promotores da paz e e anunciadores das palavras de vida, faço por meio desta exortação, o anúncio do plantão permanente da unidade cristã, que será exercida por nossas arquidioceses, pensando então, no zelo e unidade entre nosso rebanho, o clero e os irmãos de outra religião ou denominação. Todos os esforços e atividades ecumênicas devem ter o propósito de restaurar a unidade cristã, é necessário garantir, de tempos em tempos, que eles continuem a serem vividos a atingir esse objetivo. Isto se aplica em particular ao diálogo da caridade, ou seja, ao cuidado em manter relações amistosas entre as diferentes Igrejas. Este diálogo permitiu que muitos dos preconceitos do passado fossem superados e se intensificasse uma melhor compreensão. Igualmente importante é o diálogo da verdade, nestes diálogos deve ficar cada vez mais claro que o que nos une é maior do que o que nos separa. Por fim, o ecumenismo deve ser lembrado como um aspecto fundamental, ou seja, a opção profunda e concordante de todos os fiéis à oração sacerdotal de Jesus, "para que todos sejam um". Esta oração mantém desperta em nós a consciência de que a unidade da Igreja corresponde à vontade do Senhor.


 Assim, recorremos para os arcebispos, a contar dessa publicação, a criação de uma Comissão Arquidiocesana de Ecumenismo, um conjunto particular, coordenado por no mínimo 1 (um) bispo-auxiliar e 1 (um) padre, onde se é criada a dimensão de que todo clérigo da arquidiocese é convocado para exercer seu sacerdócio, passando por uma formação ecumênica, que deve ser organizada pela arquidiocese, sobre a tutela desse quem vos redige, zelando e trabalhando pontos lá a serem abordados, para que, quando necessário, ele saiba praticar o diálogo inter-religioso com demais religiões que compõe o Habbo Hotel, zelando também, para que, seus futuros padres e diáconos tenham conhecimento do material elaborado nesse período inicial na criação da comissão;  se faça um relatório geral de idéias e sugestões do clero arquidiocesano com sugestões para melhorarmos esse ponto em nossa igreja, ponto esse que ainda é um pequeno embrião, mas que, com a graça de Deus, dará grandes frutos de conversões e evangelismo virtual em nossa realidade de pixels.
  • I. Sobre a Comissão Arquidiocesana de Ecumenismo:
-Deve essa ser criada com o intuito de promover e esclarecer quem somos, a igreja, para todo o povo de Deus que tiver contato, em especial, os de outra denominação religiosa.


-Deverá ser composta por uma mesa diretora:
Presidente: Arcebispo
Vice-Presidente: Bispo Auxiliar
Secretário: Padre ou Diácono

-Deverá Promover constantemente, ao menos uma vez a cada 30 dias, em unidade com todo o clero arquidiocesano, missões de evangelização em quartos públicos, promovendo e incentivando a todos para que, participem de ao menos alguma atividade de oração comum, partilha ou celebração em alguma igreja, lembrando que, o foco não é termos um grande número, mas sim, fazermos com que a evangelização atinja a todos, promovendo então a conversão.  

  • II. Sobre a elaboração do relatório:

-Deverá esse, ser composto com idéias e sugestões para a melhoria e melhor funcionamento inter-religioso e práticas que aumentariam/promoveriam a unidade entre o  clero.  ( DEVERÃO SER ENCAMINHADAS ATÉ O DIA 26 DE JULHO DE 2020)

III. Sobre o papel das Ordens, Comunidades e Congregações:

-Deverá essas, revestidas pelo desejo de evangelização, promoverem com seus membros, ações de evangelização conjunta, promovendo em seus seminários, conventos ou casas o proposto de evangelização e promoção da fé, buscando, além de vocações, que os que lá passarem durante esses momentos, ao menos tenham uma experiência sobre um chamado universal de Deus a todos, o da SANTIDADE, buscando além da evangelização, a conjuntura de unidade entre os seus membros.


Irmãos e Irmãs, neste período em que vivemos tantas divisões, promovidas pelo inimigo e por pessoas que buscam somente a sua imagem, sejamos autênticos evangelizadores, lembrando que, nosso papel de evangelizadores e promotores da unidade vai além dos pixels habbianos, toca o mais profundo do íntimo de todos os que evangelizamos. Nos deixemos levar pelo agir do Espirito Santo e busquemos, de coração ardente, a prática do abraço misericordioso do Pai ao filho pródigo.


Que se faça valer essas letras ao serem publicadas.
Leia-se, Cumpra-se, Arquive-se.

Dado e Passado em Roma, aos 13 dias  do mês de Julho do ano da graça de 2020.




 Dom Pedro Cardeal Calopsita Costa
Presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos
Presidente do Departamento Central de Estatísticas da Igreja