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Nota do Dicastério para a Doutrina da Fé acerca das fórmulas dos sacramentos no Habbo Hotel

DICASTÉRIO PARA A DOUTRINA DA FÉ

DOM JORGE SNAIF CARDEAL MÉDICI
Por mercê de Deus e da Sé Apostólica
Cardeal-Bispo de Palestrina e Óstia
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA A DOUTRINA DA FÉ

NOTA ACERCA DAS FÓRMULAS DOS SACRAMENTOS NO HABBO HOTEL

Introdução
O Papa Gregório IV ao promulgar a quinta edição típica do Missal Romano concluiu que a narrativa da instituição com as palavras do Senhor não se configura simulação de sacramento no Habbo Hotel, ''uma vez que, em qualquer interpretação, ausenta-se a matéria para celebração eucarística, fato ressaltado pelas ações em relação as matérias serem apenas ditas'' (Constituição Apostólica Sacrossancta Liturgia). Do mesmo modo, o sacrossanto Concílio Hierosolimitano confirmou a dissimulação de sacramento como uma lembrança dos sacramentos da realidade e sua realização como crucial no fomento dos fiéis à participação sacramental na realidade. 

Com efeito, após a determinação do Papa Gregório, surgiram vários questionamentos acerca das fórmulas de outros sacramentos, como batismo, reconciliação, confirmação e ordem. Perguntava-se se ao repetir as palavras que conferem validade a esses sacramentos estaria ocorrendo dissimulação ou se tratava realmente de uma simulação do sacramento.

Sendo assim, este sagrado Dicastério, à luz da Doutrina da Igreja, a qual ele tem responsabilidade de salvaguardar junto ao Romano Pontífice, vem a público sanar tais questões.

I. Dos sacramentos do Batismo e da Confirmação
O sacramento do Batismo por muito tempo foi promovido no Habbo Hotel nas celebrações do tempo pascal, sobretudo na Vigília do Domingo da Ressurreição do Senhor, a fim de ressaltar a renovação do homem pelas águas batismais. Na segunda edição típica do Sacramentário Romano, promulgado pelo Papa Clemente II, o rito batismal não era acompanhado da fórmula ''Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo'', conforme costume do Concílio Vaticano V que removeu dos livros litúrgicos da Igreja, exceto dos ritos de ordenação, as palavras que conferem validade aos sacramentos. 

Em relação ao sacramento da Confirmação, diferentemente do Batismo, não há registros recentes que indiquem sua administração a algum fiel. Isso se deve ao fato de que seu rito não aparece nas edições mais recentes do Pontifical Romano, sendo apenas mencionado em um rito breve, que era realizado em conjunto com o Batismo, presente na segunda edição típica do Sacramentário Romano, mas que foi removido na terceira edição.

Nos debates realizados pela Comissão de reforma do Código de Direito Canônico em conjunto com o Colégio de Cardeais, foi constatado que a exigência do sacramento do batismo para os fiéis habbianos, prevista no atual Código de Direito Canônico, não é viável. Isso se deve à impossibilidade de comprovar tal batismo e à administração de um sacramento que imprime caráter a um fiel já batizado resultaria em simulação de sacramento, não proporcionar os frutos desejados dos sacramentos virtuais.

Apesar de não possuírem valor sacramental como na realidade, os sacramentos virtuais nos incentivam à oração e à reflexão da Palavra de Deus, nos unindo a Ele de coração e mente. Os sacramentos existem no Habbo ''para que possamos, mergulhados no dia a dia, refletir os sagrados mistérios da vida pública de Nosso Senhor e nos tornar conhecedores do seu infinito amor. À vista disso, aos católicos os sacramentos dissimulados induzirão a reflexão, e aos não católicos ou não praticantes, induzirá a descoberta, isto é, a busca em descobrir ainda mais os mistérios do coração da Trindade, que se revela a nós pela razão que é iluminada pela fé'' (Constituição Conciliar Predicate Evangelium, n. 32).

No Batismo e na Confirmação o fiel recebe o caráter sacramental. Na confirmação essa é dada através da unção na fronte com o óleo crismal, que infunde em nós os dons do Espírito Santo, renova nosso compromisso batismal e confirma a nossa fé em Cristo e na Igreja.

Assim, para evitar a banalização dos ritos e sacramentos, a Igreja Católica no Habbo Hotel, através do seu novo Código de Direito Canônico, não permitirá a realização do sacramento do Batismo e da Confirmação, nem do rito da primeira comunhão. Entretanto, aconselha-se aos párocos e pastores de almas que atuem na catequese do povo de Deus e incentivem os fiéis a receberem o Batismo e a Crisma, enfatizando sempre que for possível a relevância desses sacramentos.

II. Do sacramento da Reconciliação
Em 9 de março de 2023, este Dicastério, à luz do magistério da época, declarou não ser recomendado realizar a fórmula de absolvição completa no Habbo Hotel. Essa questão foi discutida com base na tradição da Igreja habbiana e nos escritos do Concílio Hierosolimitano. Atualmente, com a atualização no entendimento sobre a dissimulação e simulação dos sacramentos virtuais, o sacramento da reconciliação permanece sendo um momento de aconselhamento e conforto para os jogadores.

Deste modo, reafirmamos o que disse outrora este Dicastério: ''no momento da confissão, caso o sacerdote perceba que o fiel esteja confessando pecados de fora do jogo ou que não apresenta os conhecimentos necessários para instruí-lo, deve pedir que o fiel procure um sacerdote validamente ordenado para confessar seus pecados. Nesse caso, na realidade.'' Pois, ''esta celebração, no Habbo Hotel, possui caráter de aconselhamento, informação e aproximação. Primeiramente para, de modo simples e eficaz, compreender as angústias dos jogadores, colocando-as em voga nas homilias e pregações do clero, realizando assim um conforto que tantos necessitam. Depois, em casos simples, naquilo que consiste ao jogo, aconselhar, sempre à luz do Evangelho e da Palavra de Deus, ações que estejam de acordo com os mandamentos instituídos pelo Senhor'' (Constituição Conciliar Indulgentiarum Doctrina, A Absolvição, núm. 9).

Ademais, a falta de esclarecimento ao fiel por parte do confessor, que deve informá-lo que esse sacramento é um momento de reconhecimento, reflexão e aconselhamento, e não de absolvição dos pecados, deve ser corrigida a fim de que não haja dúvidas ao fiel de que não está absolvido verdadeiramente de suas transgressões. Sendo assim, a faculdade de utilizar a fórmula ''E eu te absolvo dos teus pecados, em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo'' durante o rito da reconciliação permanece suspensa, pois há o perigo de induzir o fiel a acreditar que recebeu a absolvição.

III. Do sacramento da Ordem
A fórmula consecratória dos diáconos, presbíteros e bispos na Ordenação gerou diversos debates nos últimos anos sobre as fórmulas que garantem a validade dos sacramentos. Isso se deve ao fato de ser o único sacramento no Habbo Hotel que não tem partes do seu rito omitidas.

O Concílio Hierosolimitano considera o sacramento da Ordem como perenidade da Igreja e reafirma a importância de no nosso apostolado haver uma hierarquia e agir como Igreja, pois ''a organização eclesial da Santa Igreja presente no Habbo demonstra sua principal missão: levar a glória da Igreja aos que se encontram neste parâmetro virtual, para que se sintam chamados, de fato, a cerne d'Ela, e, deste modo, possam encontrar-se com suas vocações – de modo especial os chamados ao presbiterado - e ter seu encontro com Deus, que usa-nos de diversas maneiras para conseguir almas para Ele. Consequentemente, se a Igreja se afasta do seu âmbito eclesial - como aconteceu no Papado de Silvestre I, que desmanchou os colégios e transformou a Igreja em um ministério da Palavra - ela corre o risco de perder a efetividade e o ânimo do anúncio. Deste modo, declaramos que ninguém pode dizer que esse este apostolado não deveria ser Igreja, pois ela se afastaria de sua essência e missão e, por isso, ela deve ser sempre Igreja'' (Constituição Conciliar Predicate Evangelium, n. 24).

Este Dicastério, em 17 de janeiro deste mesmo ano, emitiu um parecer não definitivo ao parecer solicitado pelo Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, pois ao longo da história da Igreja, foram utilizados diferentes ritos, tanto católicos quanto não católicos, para as ordenações dos candidatos às ordens. Contudo, reconheceu que a ''compreensão de que não havia matéria efetiva para se conferir o sacramento da ordem, levava a um entendimento que as palavras pudessem sem proferidas sem maior ofensa ao sagrado''. Nesse mesmo sentido, o Papa Gregório IV decidiu que a Comissão responsável pela reforma do Pontifical Romano mantesse integralmente o rito de ordenação, pois a oração consecratória reflete a importância do sacramento da Ordem.

Conclusão
Mantenha-se, portanto, as fórmulas dos ritos da Eucaristia, Unção dos Enfermos, Matrimônio e Ordem intactos; do mesmo modo, suprimam-se os ritos da Confirmação, Batismo e da Primeira Eucaristia e a fórmula de absolvição do sacramento da Reconciliação, mantendo apenas a sua introdução: ''Deus, Pai de misericórdia, que, pela morte e ressurreição de seu Filho, reconciliou o mundo consigo e enviou o Espírito Santo para remissão dos pecados, te conceda, pelo ministério da Igreja, o perdão e a paz.''

Com a supressão do sacramento do Batismo, o óleo dos catecúmenos não será mais utilizado no Habbo Hotel. Sendo assim, encaminhamos ao Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos o pedido de revisão do rito da Missa dos Santos Óleos realizada tradicionalmente na manhã da Quinta-feira Santa, onde é consagrado o óleo dos catecúmenos, ou que se considere a possibilidade de criar uma nova função para o óleo ou a preservação do rito dos Santos Óleos a fim de manter o seu simbolismo.

O Papa João Paulo VI ao combater os erros litúrgicos da época, escreveu o documento Mysterium Fidei convocando toda a Igreja a um conhecimento litúrgico mais rebuscado e com responsabilidade, compreendendo que os sacramentos virtuais não são meras banalidade, mas um culto a Deus. Portanto, que os sacramentos sejam utilizados para glória de Deus e manifestação da sua graça presente no meio de nós e que a Igreja colha os seus frutos perenemente no Habbo Hotel.

Dado e passado em Roma, na sede deste Dicastério, aos vinte e oito dias do mês de agosto de dois mil e vinte e quatro, memória do doutor da Igreja, Santo Agostinho.

+ JORGE SNAIF CARD. MÉDICI
PREFEITO