DICASTÉRIO PARA A EVANGELIZAÇÃO
DOM RAUL GABRIEL CARDEAL STEINER
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização
A todos que esta convocação lerem, que o senhor Jesus, Deus de misericórdia, te conceda graça e paz.
Em um espírito de profunda reverência e fé, dirigimo-nos a todos para convocá-los a vivenciar, com ardor e devoção, o momento do Jubileu da Esperança, proclamado pelo Papa Gregório IV através da Bula Communicantes omni Ecclesiam. Com essa convocação, o Santo Padre nos chama a todos, membros do orbe habbiano, a participar, em plena comunhão com a Igreja da realidade, do Jubileu da Esperança e do Ano Santo de 2025. Somos, em verdade, peregrinos da esperança, e essa esperança, como nos ensina o apóstolo Paulo, "não decepciona" (Rm 5,5). A esperança cristã, que nos é dada como luz para a jornada, é aquela que, enquanto vivermos a experiência da fé, jamais se extinguirá.
Embora se pudesse escrever incontáveis páginas sobre a vastidão e profundidade da esperança, permitam-me refletir, de forma breve, sobre o que o Papa Bento XVI, escreveu a respeito desse tema. Na sua segunda Carta Encíclica, Spe Salvi, o Papa nos recorda que a esperança cristã se baseia firmemente na ação redentora de Cristo. A frase “Spe salvi facti sumus”, extraída da Carta de São Paulo aos Romanos, revela a convicção de que nossa salvação está assegurada por Cristo, que, sentado à direita do Pai, é a fonte da nossa esperança e redenção. Bento XVI, ainda, alude à Carta aos Hebreus, onde se lê: “A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê” (Hb 11,1).
Isto posto, lembramo-nos das palavras de Papa Gregório IV, que proclamou: “o Jubileu é um grande momento de peregrinação” (Bula Communicantes omni Ecclesiam). Com este espírito, este sagrado dicastério propõe uma peregrinação pelas basílicas papais durante o Ano Santo, pois, como nos ensina a Bula, "a peregrinação às igrejas de Roma tornar-nos-á peregrinos de esperança, no caminho da história, e no caminho do Senhor, que se revela e concretiza seu amor na história e nos lugares onde fazemos a profunda experiência da esperança e da misericórdia" (Bula Communicantes omni Ecclesiam).
Em consonância com o convite do Papa, e dispostos a viver bem este Ano Santo, CONVOCAMOS todos os clérigos que compõem este orbe habbiano para participarem das seguintes peregrinações:
De 02/02 a 09/02 - Colégio Presbiteral e Diaconal;
De 16/02 a 23/02 - Colégio Episcopal;
De 02/03 a 09/03 - Colégio Cardinalício.
As agendas de atividades serão devidamente organizadas pelos dicastérios responsáveis e publicadas previamente, com o objetivo de conduzir os peregrinos pelas Basílicas Papais. A peregrinação visa promover um espírito de unidade e penitência, "momento do perdão e da reaproximação, da comunhão e da promoção da paz" (Bula Communicantes omni Ecclesiam). Durante estas peregrinações, poderão ser realizadas diversas atividades, como orações, recitação do terço, via-sacra, celebrações penitenciais e a Santa Missa, adaptadas a cada dia da jornada.
Sem mais, entreguemo-nos, desde já, à influência da esperança, permitindo que, por meio de nossas ações, ela se difunda e se torne contagiosa para todos aqueles que a almejam. Que nossas vidas possam, de maneira inequívoca, transmitir a mensagem: "Confia no Senhor! Sê forte e corajoso, e confia no Senhor" (Salmo 27, 14). Que a força da esperança ilumine o nosso presente, enquanto aguardamos com plena confiança o iminente retorno do Senhor Jesus Cristo, a Quem são devidos o louvor e a glória, tanto no presente quanto por todos os séculos vindouros.
Dado em Roma, no Gabinete do Dicastério para os Bispos, 30 de janeiro de 2025,
sob o reinado de Lucas IV, Ano Jubilar.
Dom Raul Gabriel Cardeal Steiner
Pró-Prefeito
+ Erlei Maria CARD. Forgione
Dom Erlei Maria Cardeal Forgione
Pró-Prefeito