DECRETO Nº 04/2024,
DA ACEITAÇÃO DA RENÚNCIA DO MINISTRO GERAL E CONVOCAÇÃO DE CAPÍTULO GERAL,
Em nome do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica,
Considerando a necessidade de garantir a continuidade e a estabilidade no governo da Ordem, conforme disposto nas Constituições Gerais da Ordem dos Frades Menores e no Código de Direito Canônico;
Considerando o abandono apresentado pelo Reverendíssimo Frei Hery Cardoso, atual Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, ao cargo que ocupa;
Considerando a renúncia apresentada pelo atual Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Hery Cardoso;
Considerando a importância de proceder, em conformidade com os regulamentos internos, à eleição de um novo Ministro Geral que guie a Ordem em fidelidade ao Evangelho e ao carisma de São Francisco de Assis;
DECRETO:
Artigo 1º - Fica formalmente aceita a renúncia do Reverendíssimo Frei Hery Cardoso ao cargo de Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, cessando suas funções a partir da data da publicação deste decreto.
Artigo 2º - Convoca-se um Capítulo Geral Extraordinário para a eleição de um novo Ministro Geral, a ser realizado no local e data a serem definidos pelo Conselho Geral da Ordem, conforme os trâmites estabelecidos nas Constituições Gerais.
Artigo 3º - O Ministro Auxiliar, Frei Erlei Forgione, assumirá interinamente as funções de governo, assegurando a administração ordinária da Ordem até a posse do novo Ministro Geral.
Artigo 4º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, sendo comunicado a todas as Províncias, Custódias e demais entes da Ordem dos Frades Menores.
Por fim, rogamos a Santíssima Virgem Maria, São Francisco de Assis, que intercedam a Deus por este novo capítulo na história desta honrosa Ordem Religiosa, peçamos a Deus que os trabalhos empregados nesta casa produzam copiosos frutos para a Santa Mãe Igreja.
Dado e passado em Roma no Gabinete do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica ,aos dezenove dias do mês de novembro do ano de 2024.