CONGREGATIO PRO DOCTRINA FIDEI
DECRETO MAGISTERIUM CUSTODES
PELO QUAL SE ESCLARECE SOBRE
O VALOR E RELEVÂNCIA DO
CONCÍLIO VATICANO II
O magistério que guardamos na Igreja que está no Habbo Hotel, é marcado pela estrita observância das figuras que existem na realidade. Isto é tão real e verdadeiramente posto que, em nada temos a autonomia de enumerar no que toca a fé católica e aquilo que emana do magistério pleno da Igreja na realidade.
Em vista deste grandíssimo fato, qual não deve jamais ser perdido de vista nos caminhos da Igreja do Habbo Hotel, este dicastério romano curial, incumbido da defesa e promoção da fé católica, a saber: "A função particular da Congregação da Doutrina da Fé, no Habbo, é promover e proteger a doutrina sobre a fé e os costumes da tradição e do magistério católico." (Cf. Ostium Ovium II, 29). Vem por meio deste instrumento, pronunciar-se acerca da aceitação ao Concílio Vaticano II, por parte dos clérigos e congregados.
O venerável pontífice, João II, reunido com os padres conciliares para tratar sobre, a natureza eclesial da Igreja no Habbo Hotel, afirmou: "[..] a Igreja Católica no Habbo Hotel deve ser fiel transmissora da fé Católica, arrebanhando as almas para Deus, como um pequeno reflexo da glória da Igreja na realidade." (Cf. Constituição Conciliar Salus Animarum). Mesmo breve, a definição daquele concílio acerca da eclesiologia habbiana é definitiva e salutar para a compreensão daquilo que nos propomos. A Igreja no Habbo não se trata simplesmente de algo dissociado e distante da Igreja na realidade, mas dela depende para que viva e caminhe. Assim, não pode existir resoluções, entendimentos dogmáticos ou teológicos que sejam diferentes daquilo que formula a Igreja Católica.
Outrossim, esta formulação acerca da intrínseca união entre Igreja Católica na realidade e o Habbo Hotel, bem como o seu evidente caráter de dependência, já foi diversas vezes enumerado desde a Bonum Necessarium Visum Gressus Ecclesia, do Concílio Lateranense, e reafirmado pelos dois concílios posteriores. Portanto, não se trata de uma realidade nova ou desconhecida para a Igreja na contemporaneidade.
Isto posto, queremos apontar diretamente a problemática central deste escrito. Desejamos tratar sobre a não aceitação ou rejeição do Concílio Vaticano II por parte de alguns clérigos na Igreja do Habbo Hotel. Como também, evidenciar as dificuldades que emergem destas posturas que, por sua vez, são verdadeiramente contrárias ao Corpo Místico de Cristo.
O Santo Padre, o Papa Francisco, tem de reiteradas formas chamado atenção a este erro, cada vez mais frequente, da abrupta não aceitação do Concílio Vaticano II. Os documentos emanados daquela sacrossanta reunião, são o que hoje regem a Igreja na realidade. Convocado por São João XXIII e encerrado por São Paulo VI, o concílio reuniu mais de dois mil e quinhentos bispos, como resultado final apresentou: Quatro constituições, nove decretos e três declarações.
Assim sendo, fica evidente a autoridade que detém o Concílio Vaticano II, bem como o seu papel decisivo na evangelização no século presente. Queremos antes da admoestação final deste documento, convidar a todos os clérigos a se lançarem na leitura dos documentos do concílio, desta maneira, poderão beber da fonte e utilizar-se deste conhecimento para o crescimento da fé católica na realidade e também no hotel.
A existência da Igreja no Habbo Hotel é um fruto da abertura promovida pelo Concílio Vaticano II, o mesmo concílio desafiou aos católicos a desenvolverem novas formas de anunciar o evangelho, julgamos que bem se enquadra neste envio conciliar a presença de católicos nas mídias digitais. Não cabe a nenhum clérigo decidir se aceita ou não o concílio, o próprio fato de ser e pela autoridade que o promulgou lhe confere o respaldo necessário para que seja aceito por todos os crentes. Oportuno evidenciar a diferença entre aceitar e questionar, a Igreja sempre permitiu que se pudesse lançar mão de questões e fazer questionamentos construtivos acerca do entendimento das resoluções conciliares.
Desta maneira, todos os clérigos no Habbo Hotel, como bons católicos, devem acolher com reverência filial a autoridade do Concílio Vaticano II, bem como o magistério advindo deste. Porém, podem na medida da leitura e entendimento do referido concílio, suscitar questionamentos que venham contribuir com o seu entendimento, bem como corroborar no crescimento espiritual pessoal e de todos os fiéis.
A nossa fé é única, a fé que professamos na realidade, testemunhamos também no hotel, por isso, queremos relembrar o que nos diz o Concílio Vaticano II, sobre a santidade na Igreja: "[..] todos na Igreja, quer pertençam à Hierarquia quer por ela sejam pastoreados, são chamados à santidade." (Cf. Lumen Gentium, 39). A vocação universal à santidade toca também a todos nós, clérigos no Habbo Hotel, que neste meio online de propagação da fé, possamos também responder ao chamado: “Sede, pois, perfeitos, como é perfeito vosso Pai celeste!”. (Mt 5, 48).
Desejamos que esta nossa instrução alcance o maior número de clérigos e que caia por terra qualquer dúvida acerca desta relevante questão. Confiemo-nos à proteção da Virgem Maria, a Mãe da Igreja, como Estrela da Nova Evangelização, ajude a Igreja no Habbo Hotel a tempos de paz e fidelidade.
Dado em Roma, no Palácio do Santo Ofício, no dia XXIX do VI mês do ano MMXXII, Solenidade dos beatos apóstolos Pedro e Paulo, primeiro do nosso pontificado.
✠ Odilo Pedro Cardeal Scherer
Prefeito
________________________________
Constituição Apostólica Ostium Ovium II, João III, 2021.
Constituição Conciliar Salus Animarum, Concílio Vaticano VII, João II, 2019.
Constituição Dogmática Lumen Gentium, Concílio Vaticano II, 1964.
Declaração Bonum Necessarium Visum Gressus Ecclesia, Concílio de Latrão, Bento III, 2016.