Este site pertence a Igreja Católica do jogo virtual Habbo Hotel e tudo nele é fantasia. Não há ligação alguma com a Igreja Católica da vida real.

Pesquisar

Carta "Liberator iam venit"

DICASTÉRIO PARA OS BISPOS

DOM RAUL GABRIEL CARDEAL STEINER
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
Prefeito do Dicastério para os Bispos

Carta Liberator iam venit
(O Libertador já vem)

"O Unigênito, que conforme as Escrituras era Deus e Senhor de todas as coisas, revelou-se a nós. Foi visto sobre a terra e iluminou os que jaziam nas trevas, fazendo-se homem."
(São Cirilo de Jerusalém, Diálogo sobre a Encarnação)

O Dicastério para os Bispos, na pessoa de seu prefeito, 
Dom Raul Gabriel Card. Steiner
DESEJA
A todos os Arcebispos e Bispo Diocesano,
A todos os Bispos Auxiliares que desempenham sua missão no Brasil e em Roma,
A todos os Bispos que se encontram eméritos,
A todo o clero e povo de Deus.
UM FELIZ E SANTO NATAL!

    Cristo já está às portas e deseja entrar, porém tenho lugar para Ele? O 'primeiro tempo do Advento' vivido pela humanidade foi longo, quase que interminável, onde muitos que quiseram vivê-lo não viveram. Foram séculos de uma espera ansiosa, de expectativa e busca de sinais quanto ao cumprimento da promessa da vinda do Messias. Depois de muitos séculos do nascimento do Redentor, aqui estamos e mais uma vez podemos celebrar o Natal do Senhor.

    Estamos diante do mistério da Kenosis do Filho: "Embora fosse de divina condição, Cristo Jesus não se apegou ciosamente a ser igual em natureza a Deus Pai. Porém esvaziou-se de sua glória e assumiu a condição de um escravo, fazendo-se aos homens semelhante" (Fl 2, 6-7). Por Cristo, o Pai desce ao humano, cumpre todas as suas promessas e institui todo o seu projeto de vida; Nele, se faz servo e se abandona por amor; Nele, o Espírito Santo se torna pequeno e simples para para se unir ao humano. O amor de Deus não é apenas revelado na cruz, mas também na criação e na encarnação tem sua plenitude.

    É imprescindível descer para poder elevar-se. Descida é kenosis, portanto, sem kenosis não há ressurreição, não há glória, não há encontro com Deus. Jesus, após a sua ascensão, envia o seu Espírito: “Mas recebereis uma força, a do Espírito Santo que descerá sobre vós”. (Atos 1, 8). Na descida que se encontra Deus, na kenosis ele se faz presente. Isso se dá pelo Espírito que desce ao humano, chamando-o e capacitando-o para também descer em si e ao outro, para assim ser elevado; descer para elevar, com ele, o humano ao Pai.

    É preciso também nós, enquanto pastores, fazermos nossa kenosis, que consiste em esvaziarmos de nós mesmos e nos fazermos "tudo para todos" (I Cor 9, 22) em nossos trabalhos, em nossas comunidades e junto ao povo de Deus que nos foi confiado. É preciso que nossos corações ardam com a palavra que vem do próprio Príncipe da Paz e nossos pés se coloquem a caminho levando a todos aqueles que nos foram confiados à plenitude da Jerusalém Celeste.

    Somos um povo infinitamente abençoado, pois temos os ensinamentos da Sagrada Escritura ao alcance das mãos, dos ouvidos e dos olhos, pois, “a graça de Deus se manifestou trazendo a salvação para todos os homens. ” (II Tit 11,14). Essa graça é Jesus que caminha conosco. Ele, a Palavra que já existia antes de tudo, e, ao Encarnar-se, santifica o humano com sua presença. 

    Deixemo-nos, portanto, iluminar por essa Luz que nunca se apaga, e, uma vez iluminados, ao desejarmos Feliz Natal, lembremos que a manjedoura foi apenas o começo. Hoje, Jesus habita o nosso coração, então, juntemo-nos aos Anjos e declaremos jubilosamente nosso louvor: “Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens de boa vontade”, pois a tão sonhada paz virá, o Reino de Deus se instalará eternamente em meio a nós. 

    “Eu vos trago a boa nova de uma grande alegria: é que hoje nasceu o Salvador, o Cristo, o Senhor! ” (Lc 2, 10-11). Abençoado e Santo Natal a todos!

Dado em Roma, no Gabinete do Dicastério para os Bispos, 23 de dezembro de 2022, 
sob o reinado de Bento VI.

Dom Fr. Raul Gabriel Cardeal Steiner, C.Ss.R.
Prefeito