Este dicastério da Cúria Romana, responsável por tudo àquilo que se refere a celebração dos divinos mistérios, acolhe o pedido da Congregação do Santíssimo Redentor, os redentoristas, na pessoa de Dom Eugênio Loscheider, prepósito geral, para que possam utilizar de um missal próprio em algumas celebrações litúrgicas do ano litúrgico. Nós, que zelamos pela liturgia, olhamos com alegria ao bom propósito da supracitada Congregação e seu desejo de celebrar devotamente os seus ritos próprios e venerar os santos intimamente ligados a essa família religiosa.
Nosso antecessor neste Dicastério, Dom Jorge Snaif Cardeal Médici, já aprovou, aos 15 de julho de 2022, o calendário particular da Congregação do Santíssimo Redentor. Por isto, parece-nos oportuno que os membros desta Congregação possam utilizar-se de textos litúrgicos próprios para celebrar seus santos e outros momentos próprios de sua vida religiosa.
Deste modo, APROVAMOS o Missal Redentorista (https://missalredentorista-hb.blogspot.com/), para ser usado nas missas presididas pelos membros da Congregação do Santíssimo Redentor e nas igrejas ligadas a mesma Congregação, nas ocasiões que constam no próprio do mesmo missal, ou que nele tenham orações, bênçãos ou prefácios, e, ainda, nas profissões dos membros. As Orações Eucarística e o ordinário da missa, por sua vez, tomam-se do Missal Romano, como já consta no Missal Redentorista que recebemos em anexo e aprovamos.
Dado e passado em Roma, na sede do nosso Dicastério, na memória de Santo Afonso Maria Ligório, primeiro de agosto de dois mil e vinte e três.
+ Dom Daniel Paulo Cardeal Stramantino
Prefeito