Este site pertence a Igreja Católica do jogo virtual Habbo Hotel e tudo nele é fantasia. Não há ligação alguma com a Igreja Católica da vida real.

Pesquisar

Carta - Venite Adoremus

 

DOM RAUL GABRIEL CARDEAL STEINER 
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA 
CARDEAL-BISPO DI SABINA-POGGIO MIRTETO 
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CLERO 

Carta Venite Adoremus 
(Vinde Adoremos) 
Sobre a licença concedida aos clérigos no período do Natal 

"Ele veio em carne mortal para que, ao se apresentar assim diante daqueles que eram carnais, na aparição de sua humanidade se reconhecesse a sua bondade. Porque, quando se põe de manifesto a humanidade de Deus, já não pode manter oculta sua bondade. De que maneira poderia manifestar melhor a sua bondade do que assumindo a minha carne?”
(São Bernardo de Claraval) 

Vinde adoremos o Senhor que nasceu em Belém. Um Deus pequenino que se fez homem e caminha conosco. Por amor a cada um de nós Ele se reveste de nossa fraqueza mortal para nos livrar da antiga culpa. Neste tempo do Natal somos convidados a abrir o nosso coração, preparar a nossa alma para receber a Cristo que vem ao nosso encontro e quer fazer morada em nossos corações. 

Após um tempo tão difícil em nossa realidade por conta da pandemia, quando muitos perderam seus entes queridos, quando muitos de nosso convívio foram infectados pela Covid-19, este tempo de luzes nos enche e nos trás a esperança de que o Emanuel, o Deus conosco, continua ao nosso lado, continua escutando as nossas dores e se fazendo presente nos mais necessitados. 

Há uma canção popular que nos diz assim: “A gente passa o ano inteiro assim, andando sempre do começo ao fim. Será que Cristo esteve em cada dia ao nosso lado, em nossa companhia?”. Será que Cristo esteve presente em cada dia? Confiamos devidamente neste Senhor que se faz muito perto de nós? Natal é tempo de renascer, de começar de novo e de mudar as nossas atitudes. Deixemos que Cristo seja luz que dissipe as trevas de nossos corações 

A Virgem Santíssima nos ensina a sermos generosos no chamado que o Senhor nos faz e nos conclama a cada dia a renascermos para um mundo novo. Na obediência e na paz nos fazendo propagadores do Cristo que nasce. Que sejamos autênticos propagadores deste Cristo, um Deus tão grande que se faz tão pequeno e que nos quer ao Seu lado. 

Neste ínterim, nos aproximamos desta festa tão bonita da encarnação do Verbo Divino e sabemos que muitos ficam envolvidos em atividades paroquiais e festas de família, bem como, alguns desejam descansar e fazer o seu encontro pessoal com Cristo. Por isso, após analisar com o Santo Padre, concedemos a todos que desejarem um período de licença que se inicia no dia 24 de dezembro e se estende até o dia 26 do presente mês. Aqueles que aderirem a esta licença ficam desobrigados de celebrar as Santas Missas neste período, bem como, participar das atividades clericais. 

A todo o clero que vive jubiloso e se prepara para os 15 anos, bem como, celebra o Natal do Senhor com muito entusiasmo, envio minhas saudações e meus votos de feliz e santo natal a todos. Que o Menino Deus possa se fazer presente no coração de clérigo e de cada família, e que saibamos que o Senhor caminha ao nosso lado e nunca nos abandonará! 

“Até aqui o Senhor nos conduziu, daqui para frente, certamente, Ele nos conduzirá!” 
(Canção Popular)

Dado e passado em Roma, na sede da Congregação para o Clero, aos vinte e três dias do mês de dezembro do ano jubilar de 2020. 

Dom Raul Gabriel Cardeal Steiner
Prefeito

Dom Idalécio M. Capellari von Klapperschlange e Araújo
Secretário

Dom Mauro S. S. e Araújo Maria Capellari
Secretário