A todos que este DECRETO tomarem ciência, graça e paz.
"Mostrou-me então o anjo um rio de água viva resplandecente como cristal de rocha, saindo do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da avenida e às duas margens do rio, achava-se uma árvore da vida, que produz doze frutos, dando cada mês um fruto, servindo as folhas da árvore para curar as nações. Não haverá aí nada de execrável, mas nela estará o trono de Deus e do Cordeiro. Seus servos lhe prestarão um culto. Verão a sua face e o seu nome estará nas suas frontes. Já não haverá noite, nem se precisará da luz de lâmpada ou do sol, porque o Senhor Deus a iluminará, e hão de reinar pelos séculos dos séculos'' (Ap 22, 1-5). A revelação descrita por São João mostra uma cidade ornada de glória, de graça e de incomparável riqueza; demonstrando, assim, que é obra do Deus todo-poderoso por meio de seu filho Jesus. Deus cria essa cidade como símbolo de sua aliança com os homens e de sua infinita vontade de nos salvar. Com efeito, a humanidade recebe, por esse símbolo, o Espírito Santo, a água viva resplandecente. Todos nós, por tal graça, recebemos acesso à esta plena aliança por meio do mesmo Espírito, autor da vida. Dessarte, a cidade guarnecida de luz e de glória que o autor de Apocalipse nos convida a refletir é, definitivamente, a Santa Mãe Igreja, que por seus carismas evangélicos, seu coração misericordioso e pelo Sagrado guia, o Paráclito, irradia o amor de Deus na terra.
Pensando nessa dispersão dos carismas evangélicos da Santa Igreja, o Papa Tiago, munido pela Sucessão do apóstolo Pedro, na Constituição Apostólica Quicquid Tetigerit, datada em 06 de março do corrente ano, decretou a revisão da II Edição típica do Pontifical Romano, este que não sofre modificações deste o papado de Paulo II, em 2018. Com isso, esta Sagrada Congregação foi imbuída, novamente, de revisar, restaurar e edificar, agora no papado de Clemente II, esse sagrado livro litúrgico, que servirá, reformado, como melhor meio para Ordenações, Dedicações e demais ritos inclusos para o uso dos padres e epíscopos da Santa Igreja.
Ademais, dada a grande dificuldade na compilação e eventual demora na disponibilização do livro litúrgico, tornou-se necessário, deste modo, de NOMEAR os veneráveis irmãos, estes que se prontificaram, arduamente, em ajudar no processo, segue-se a lista:
- Dom Iago Alves
- Monsenhor Lucas Beni
- Monsenhor Yago Teófilo
- Padre Júlio Oliver
Do mesmo modo, NOMEAMOS o assessor desta Congregação, Monsenhor Éder Silva, a princípio, como coordenador do projeto, que nos ajudará no processo de organização do Pontifical Romano.
Por fim, agradeço a disponibilidade dos irmãos que aceitaram o chamado para colaborar conosco e transmito a todos a bênção apostólica enviada pelo Santo Padre a todos.
Dado e passado em Roma, na Sede desta Congregação, aos 14 dias do mês de abril de 2021.
+ Jorge Snaif card. Médici
Prefeito