Este site pertence a Igreja Católica do jogo virtual Habbo Hotel e tudo nele é fantasia. Não há ligação alguma com a Igreja Católica da vida real.

Pesquisar

Nota sobre a Justificativa de Ausência


CONGREGAÇÃO PARA O CLERO
NUNCIATURA APOSTÓLICA DO BRASIL
NOTA SOBRE A MODALIDADE DA JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA

A todos que lerem esta nota, justiça e paz de Deus, nosso Senhor.

    O Clero Habbiano é uma comunidade virtual, composta de fraternidade e hierarquias, ao ingressarmos nesta missão nos submetemos a esta vivência pastoral. Contudo, é sabido que a realidade supera o virtual, não vivemos em favor e para o digital, somos carregados de direitos e deveres com a realidade, mas também devemos zelar pela organização do nosso ciberespaço. Eis que surge dentre as hierarquias administrativas a justificativa de ausência; aqui a Congregação para o Clero e a Nunciatura Apostólica se unem para explicitar esta modalidade em pequenos tópicos a fim de torná-la conhecida e acessível por todo o clero.

1. Como justificar a ausência?
Mesmo havendo superiores dentro do clero, nada compete a eles saberem de particularidades e compromissos reais sem a vontade do subordinado, isso partindo do direto da privacidade e segurança. Logo, para justificar sua ausência, deve partir da sua disposição em dizer os fatos, podendo apenas resumir-se a frases genéricas como "compromisso/imprevisto familiar/acadêmico/particular" etc.

2. Para quem justificar?
Seja feita esta justificativa ao superior de acordo com a eventualidade ou ao membro designado; como exemplo, evento de âmbito (arqui)diocesano, para o (arce)bispo.

3. Por quê justificar?
Ao programarmos eventos, realizarmos reuniões de preparação, visamos construir uma convivência em unidade, nos dias e horários de maior conforto e acessibilidade para todos envolvidos. Isso é feito pelo respeito e zelo de vermo-nos reunidos; logo o justificar sua ausência parte do mesmo princípio: respeito pelo próximo que se dispõe a entrar esperando por ti e zelo de mostrar que não há descaso pela missão, mesmo não podendo participar.

4. Quando devo justificar?
A preferência é que seja notificada e justificada sua ausência com até 1(uma) hora de antecedência, preparando os outros membros para o possível desfalque. Porém, é importante ter em conta que imprevistos ocorrem e o bom senso deve vigorar, nesses casos não deixe de notificar mesmo com menos de 1(uma) hora ou após o evento.

5. Posso ser punido por não justificar?
A este tópico cabe estar atento ao pré-diálogo de cada eventualidade e acordos de presença firmados pelos grupos, além do bom senso do superior para cada caso.

6. Quanto custa a justificativa?
Em bens, nada. Em tempo, 1(um) minuto a depender do notificante. Basta 1(um) minuto para uma breve notificação que demonstrará seu compromisso com o próximo e o confortará para lidar com a situação.

    Sem mais, esperamos que estas breves letras auxiliem a todos presentes nesta missão evangelizadora a demonstrarem seu compromisso e carinho, sendo justos e respeitosos. A sempre Virgem Maria e São Miguel rogue pelas virtudes e necessidades de nossa Igreja e nossos corações.

    Dado e passado em Brasília, no palácio da Nunciatura Apostólica para o Brasil, aos vinte e três dias do mês de março do ano Jubilar de dois mil e vinte e um. 

+ Pedro Henrique Cardeal Médici
Núncio Apostólico do Brasil   

+ João Maria Cardeal Kekeison, OFM
Prefeito da Congregação para o Clero