Foi encaminhada a esta Sagrada Congregação, responsável por toda a atividade litúrgica do Habbo Hotel, a solicitação de esclarecimento do momento de aproximação dos concelebrantes na Santa Missa na Liturgia Eucarística. Para tal, usamos como esclarecimento a Instrução Geral para a Celebração Sacramental no Habbo Hotel do Papa Bento V, que diz:
246. Os concelebrantes se aproximam do altar no início do prefácio, que é a primeira parte da Oração Eucarística.
Do mesmo modo, a Instrução Geral para o Missal Romano diz deste momento:
215. Depois de o celebrante principal ter dito a oração sobre as oblatas, os concelebrantes aproximam-se do altar e dispõem-se ao seu redor, de tal forma, porém, que não dificultem o desenrolar dos ritos, a ação sagrada seja facilmente vista pelos fiéis e não dificultem ao diácono o acesso ao altar para o desempenho do seu ministério.
Portanto, esta Sagrada Congregação vem por meio desta elucidar os fatos e mostrar as fontes que regem esse costume da Igreja Latina no Rito Ordinário. Também deixamos claro que são desapropriadas as inculturações realizadas na Missa que não estão previstas no Missal e sequer citadas na Instrução Geral do Missal Romano.
Revoguem-se as disposições contrárias a esta Nota.