DOM RAUL GABRIEL CARDEAL STEINER
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
Prefeito do Dicastério para a Vida Consagrada
e Sociedades de Vida Apostólica
A todos que este comunicado lerem, que o senhor Jesus, Deus de misericórdia, te conceda graça e paz.
A ordem mendicante dos frades menores sempre foi em sua história um exemplo da vida evangélica pregada por Cristo. Nascendo do desejo de seu Seráfico fundador e Pai, São Francisco de Assis, com o intuito de viver o evangelho em sua radicalidade, através da pobreza, obediência e castidade. Esta família religiosa vem produzindo muitos frutos no orbe habbiano e testemunhando a presença do Cristo ressuscitado em meio a realidades de trevas.
Diante disso, este dicastério observou a situação da Ordem dos Frades Menores (OFM). Conforme a ata de consumação enviada a sede deste órgão, o até então Ministro Interino, Dom Frei Nadson Bob Card. Médici, teve seu ministério findado na tarde da quinta, dia 20 de abril do corrente ano, fazendo com que a cátedra do Pai Seráfico [São Francisco de Assis], isto é, o ministério geral da ordem, estivesse vacante, até a tarde de segunda, dia 01 de maio, festa de São José operário.
Seguindo as normas exigidas pelos artigos n. 28 e n. 45 do estatuto desta ordem religiosa, fora convocado um Capítulo Geral, isto é, uma eleição para os cargos de administração deste referido conglomerado religioso. A nós, deste dicastério, fora enviada uma cópia dos eleitos por este escrutínio interno da ordem religiosa, seguindo os protocolos seculares aos quais devemos prezar e cuidar.
Portanto, observando a validade dos meios tomados e em comunhão com os frades/freis franciscanos, ACEITAMOS e VALIDAMOS a eleição do novo Superior Geral, Frei João Paulo Cantalamessa. Que ele possa continuar a exercer seu trabalho como ministro geral, santificando os irmãos que buscam a ordem para acertar seus rumos de vida através da vivência franciscana.
Sem mais, rogamos a São Francisco e a Santa Clara de Assis, para que esta frutuosa ordem continue a missão de ajudar os irmãos através da vivência da dantidade no dia a dia, fazendo com que sempre visem as coisas do alto, com os olhos na Cruz, assim como São Francisco o fez, com bastante humildade, obediência e castidade, vivendo tão somente para Deus e seus irmãos.
Dado em Roma, no Gabinete do Dicastério para a Vida Consagrada
e Sociedades de Vida Apostólica, 17 de maio de 2023,
sob o reinado de Antônio I, VI Semana da Páscoa.
Dom Fr. Raul Gabriel Cardeal Steiner, C.Ss.R.
Prefeito