Este site pertence a Igreja Católica do jogo virtual Habbo Hotel e tudo nele é fantasia. Não há ligação alguma com a Igreja Católica da vida real.

Pesquisar

[Doutrina da Fé-Instrução acerca da Solenidade do Coração de Jesus]

CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ
SOLENIDADE DO CORAÇÃO DE JESUS, MISTÉRIO INSONDÁVEL DE AMOR!





Ao celebrarmos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, Festa do Senhor inserida no Ciclo Comum do Ano Litúrgico, esta Sacra Congregação vem, por meio desta, instruir os fiéis acerca de alguns conteúdos de fé que essa Solenidade traz-nos. Faremo-la por parte, num texto bem pedagógico, a ser debatido nas nossas comunidades espalhadas pelo mundo inteiro. Aqui, não trataremos das visões(esse fenômeno e sua importância para a Igreja foram debatidos em outra instrução), mas do conteúdo de fé por trás da celebração.

1.Jesus tem um coração?
Parece ser uma pergunta tola. Mas, a Solenidade nos aponta uma coisa que, aos nossos olhos parece simples, porém, muitas vezes não se resolveu na maioria das comunidades. Nós celebramos O CORAÇÃO de Jesus. Logo, afirmamos com veemência a humanidade de Jesus, tanto no seu sentido físico, quanto no seu sentido espiritual. Se tem um coração, tem sentimentos.E, desses sentimentos/humanidade, tão bela nos fala São Gregório de Nissa: "Enferma, a nossa natureza precisava de ser curada; decaída, precisava de ser elevada; morta, precisava de ser ressuscitada. Tínhamos perdido a posse do bem; era preciso que nos fosse restituído. Encerrados nas trevas, precisávamos de quem nos trouxesse a luz; cativos, esperávamos um salvador: prisioneiros, esperávamos um auxílio; escravos, precisávamos dum libertador. Seriam razões sem importância? Não seriam suficientes para comover a Deus, a ponto de O fazer descer até à nossa natureza humana para a visitar, já que a humanidade se encontrava em estado tão miserável e infeliz?"¹. Logo, podemos inferir que Deus se fez verdadeiramente gente e tem sentimentos profundos de amor e misericórdia! O Coração de Jesus quer mostrar que Deus se faz presente na vida de seu povo sofrido, e, que, nutre sentimentos profundos de amor e misericórdia.

2.Com o que o Coração de Jesus nos compromete?
O Evangelho do dia, nesse Ano A, nos ajuda nessa resposta. Nos compromete com a vida dos pequenos, dos mais sofridos, que, são o resto da humanidade, toda ela corrompida pela inclinação ao mal! Celebrar o Coração de Jesus é dizer que estamos ao lado dos sofridos, que somos misericordiosos como o Pai, que temos coragem de descer á situação do outro, como fez Jesus, a misericórdia do Pai( esse título também remete ao coração de Jesus). Que esse coração amoroso, misericordioso entre nos seguidores(as) de Jesus, esse é o grande desejo dessa Solenidade.

A Congregação espera que o texto pequeno, fundamentado e pedagógico possa auxiliar nossas comunidades a bem entender o mistério da Solenidade, e também aguarda críticas, sugestões e temas para as próximas instruções.

+Vinicius Card. Alves
Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé