DICASTÉRIO PARA OS BISPOS
DOM RAUL GABRIEL CARDEAL STEINER
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
Prefeito do Dicastério para os Bispos
A todos que este decreto lerem, que o senhor Jesus, Deus de misericórdia, te conceda graça e paz.
Este sagrado dicastério tem por missão tratar dos assuntos que são concernentes aos bispos de todo nosso orbe virtual. Desta maneira, estando em reunião com os senhores epíscopos um dos temas de grande destaque foi o de aperfeiçoarmos uma comunhão sólida dentro do Sacro Colégio Episcopal, ao qual fora proposto a criação da extinta CNBB e por unanimidade, os diletos senhores, decidiram proceder com tal pedido.
Mediante isto, foi-se muito refletido e apresentado ao Papa Bento VI que através da Bula "Amas me?" decidiu por reabrir a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para fomentar uma maior comunhão, missão e participação do episcopado brasileiro, fazendo com que, reunidos, possam frutificar e fornecer a Igreja seus frutos.
Desta maneira, usando de nossas faculdades, NOMEAMOS V. Ema Rev.ma Dom Cristiano Card. Tavares, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, V. Exma Rev.ma Dom Lucas Roberto, Vice-Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e V. Exma Rev.ma Dom Francisco Assis, Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Ficarão nesta mesa diretiva a partir da publicação desta até a primeira assembleia geral, que deverá ser marcada e realizada em breve.
A missão destes diletos irmãos será iniciar os trabalhos para fomentar a comunhão e a formação dos membros da Conferência, criar e divulgar um site de trabalho da Conferência Episcopal, bem como providenciar o Estatuto Geral que norteará toda a Ação Evangelizadora deste organismo.
Sem mais, este dicastério deseja muita paz e sabedoria a toda mesa diretiva e exortamos para que possam exercer seus trabalhos e deveres com excelência e presteza. Confio-vos a materna intercessão e proteção da Virgem Aparecida, para que possam realizar um excelente trabalho em prol do povo e do episcopado brasileiro.
Dado em Roma, no Gabinete do Dicastério para os Bispos, 10 de janeiro de 2023,
sob o reinado de Bento VI.