Este site pertence a Igreja Católica do jogo virtual Habbo Hotel e tudo nele é fantasia. Não há ligação alguma com a Igreja Católica da vida real.

Pesquisar

Saudação | Dicastério para os Seminários


DICASTERIUM PRO SEMINARIUM

DOM CRISTIANO BAPTISTA CARDEAL TAVARES
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA OS SEMINÁRIOS

Ao eminentíssimo irmão na púrpura, Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer; ao excelentíssimo irmão no episcopado Dom Lionel di Baldisseri Júnior; aos reverendíssimos irmãos no segundo grau da Ordem, Mons. Nik D'Rosário Baldisseri, Mons. Laionel Costa da Silva e Pe. Júlio Terroso e a todos os demais irmãos e irmãs que tomarem conhecimento destas presentes letras, saudação, paz e bênção no Senhor.

Na última quinta-feira, treze de julho, toda a Igreja Universal tomou conhecimento através dos meios de comunicação, da decisão do Santo Padre, Paulo, de nomear-me prefeito deste venerável Dicastério, que têm a importantíssima missão de zelar e cuidar do discernimento e amadurecimento vocacional em nossas casas de formação, espalhadas por todo o orbe.

Neste sentido, a Constituição Apostólica "Domus Bethania" foi muito clara em seus artigos 62 e 63, ao dizer que este "Dicastério assiste os Bispos para que nas suas igrejas sejam cultivadas com máximo empenho as vocações aos ministérios sagrados e nos seminários, a instituir e dirigir de acordo com o direito, os alunos sejam adequadamente educados com uma sólida formação quer humana e espiritual, quer doutrinal e pastoral. Vela, este Dicastério para que a vida comunitária e o governo dos Seminários correspondam plenamente às exigências da formação sacerdotal, e para que os Superiores e educadores contribuam o mais possível, com o exemplo e a reta doutrina, para a formação da personalidade dos futuros ministros ordenados, intervindo, caridosamente, sempre que necessário".

Sob este viés, queridos irmãos, desejo unir-me e somar esforços aos vossos respeitáveis e importantíssimos trabalhos exercidos em cada Igreja Particular e neste mesmo Dicastério, de tal forma que todos aqueles que adentrarem nossas casas de formação, independentemente se optarão ou não pelo caminho do Ministério Ordenado, possam usufruir de uma perfeita formação moral e doutrinal, mais ainda, tenham um perfeito contato com a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo para que busquem, de coração sincero, a conversão e a santificação que a Igreja tanto nos convida, sendo assim, testemunhas do Amor de Nosso Senhor Jesus Cristo manifestado sobretudo em sua vida de perfeita doação, que se faz uma com a nossa em torno do Santo Altar Eucarístico.

Por fim, amados irmãos, despeço-me invocando a bênção do Senhor Bom Pastor, por intercessão da Virgem Santíssima, Mãe da Igreja, sobre nossos árduos trabalhos de formação.

Dado em Roma, no Gabinete do Dicastério para os Seminários, aos quatorze dias do mês de julho do Ano do Senhor de dois mil e vinte três, sob o pontificado de Paulo V, na sexta-feira da XIV Semana do Tempo Comum.

Prefeito do Dicastério para os Seminários