Este site pertence a Igreja Católica do jogo virtual Habbo Hotel e tudo nele é fantasia. Não há ligação alguma com a Igreja Católica da vida real.

Pesquisar

Nova Evangelização - Relatório dos trabalhos

 


DOM TOMÁS CARDEAL ARAÚJO
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica,
Cardeal-diácono de Sancta Cæciliæ
PRESIDENTE DO CONSELHO PARA A NOVA EVANGELIZAÇÃO


Caríssimos irmãos e irmãs, saúde e bênção da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Por meio deste relatório, trago à luz de toda a Igreja os progressos feitos pela Nova Evangelização no que diz respeito às iniciativas tomadas pela elaboração de formas de serviço, formação e inclusão laicais na Santa Igreja, pondo em prática, de nossa parte, aquilo que foi discutido no X Sínodo dos Bispos.

A forma adotada de serviço foi divisão em 5 partes dos objetivos finais que serão compilados em: um site, um colégio e um grupo de missionários leigos e/ou sacerdotes. São as partes:


I. DA APOSTILA

A apostila será constituída de 5 formações práticas básicas de serviço laical e serviço ministerial (acólito e Ministro da Eucaristia):

1. Responder à missa
2. Leitura e salmo
3. Canto na missa
4. Coroinha/acólito
5. Ministro (a) da Eucaristia

Essas formações, sobretudo a primeira e a segunda, serão ministradas logo que o leigo entrar no Colégio (vide n.º III), após sua acolhida (n.º V). Será importante conceder um serviço de imediato ao leigo (ler e responder) para que já se tenha uma importância no meio eclesial.

Após seu primeiro contato com a formação, deverá o leigo ser introduzido à comunidade clerical. Convém que todos o (a) recebam bem, o adicionem e convidem sempre para os eventos. 

É igualmente interessante e muito recomendável que se disponha de um tempo após os eventos para uma conversa, direcionamento e criação de vínculos leigo-clérigo, e, com isso, leigo-igreja.


II. DA CATEQUESE

Já a catequese abrangerá três grupos de formação e 14 tópicos, que hoje são compostos de:

Básico
1. As orações básicas e a bíblia
2. Os mandamentos
3. Os Sacramentos
4. A Santa Missa
5. A Igreja na terra: sua missão, história e estrutura

Médio
6. Importância de Maria Santíssima
7. Intercessão dos Santos
8. Imagens, sacramentários e devocionais
9. Virtudes teologais e cardeais

Avançado
10As três Igrejas: militante, padecente e triunfante
11. Correlação escatológica entre as Igrejas e o efeito da Santa Missa
12. Céu e inferno
13. Purgatório e limbo
14. Dogmas

A catequese constituirá um itinerário de formação católica do leigo: aquele que já é, aprenderá mais e aquele que não é, entenderá pelo menos um pouco da doutrina da Santa Igreja.

Ela também servirá de base para o início dos serviços ministeriais de acólito e MESCE (ministro da eucaristia). Ambos os serviços serão abertos para leigos e leigas, inclusive.


III. DO COLÉGIO

O Colégio será uma construção no estilo de seminário, porém com um ambiente claro, alegre e menos denso. Essa mesma perspectiva de leveza, agilidade e dinâmica se aplicará ao site, à linguagem, às missões e à pastoral. 

Em suma, isto resume uma linguagem jovem e de fácil compreensão, que, por sua vez, resume o objetivo desta proposta: chegar a aqueles que são jovens e pouco instruídos sobre a fé, para a eles anunciar o Evangelho, o Kerigma.


IV. DAS SANTAS MISSÕES POPULARES

Já as Santas Missões serão inspiradas por aquelas que o Venerável Frei Damião de Bozzano empreitava com tanto ardor e afinco no Nordeste de nosso Brasil. Aqui ainda faltam debates e estruturação, que virá com o tempo e com a conclusão das etapas antecessoras.


V. DA PASTORAL DA ACOLHIDA

A pastoral da acolhida será um grupo de clérigos e/ou leigos dispostos a receber os leigos que se sentiram chamados à Igreja por meio das Santas Missões ou de outros eventos pertencentes ou não à Nova Evangelização, introduzindo-os à Igreja e às formações práticas e catequéticas. Quanto a estrutura, a pastoral encontra-se na mesma situação das Santas Missões: uma temporária abstração devido a falta de debates. 


No momento a Nova Evangelização se encontra na segunda etapa, tendo concluído as formações práticas. Aqueles que desejarem colaborar, comunique o presidente para ser adicionado ao grupo.

Tendo apresentado o relatório dos serviços ao povo de Deus, despeço-me pedindo orações por nossa proposta e serviço, por mim, pelo papa, e por nosso apostolado no Habbo Hotel. Salve Maria.

Palácio Apostólico, 2 de Agosto de 2020, sob o pontificado de João Paulo VII.



TOMÁS SKOL SHARPEN ABELS VON KLAPPERSCHLANGE cardeal ARAÚJO
Cardeal-diácono de Sancta Cæciliæ
Presidente do Pontifício Conselho para a promoção da Nova Evangelização
Prefeito da Casa Pontifícia