Este site pertence a Igreja Católica do jogo virtual Habbo Hotel e tudo nele é fantasia. Não há ligação alguma com a Igreja Católica da vida real.

Pesquisar

Instrução Quod Apostolici Muneris • Congregação para a Educação Católica

CONGREGATIO DE INSTITUTIONE CATHOLICA
(dos Institutos de Estudo)

DOM RAUL ALBERTI CARDEAL DAMASCENO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA 
CARDEAL - PRESBÍTERO DO SANTISSÍMO REDENTOR E SANTO AFONSO NA VIA MERULANA
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA EDUCAÇÃO CATÓLICA

INSTRUÇÃO QUOD APOSTOLICI MUNERIS
(A missão dos Apóstolos
Criação do Seminário Geral Sagrado Coração de Jesus em Roma

A Congregação para a Educação Católica, em Assembleia no dia 07 de Dezembro de 2020, teve a oportunidade de refletir sobre a situação atual da formação diaconal e sacerdotal nos Seminários da Santa Igreja Católica no Habbo Hotel.  Em primeiro lugar, queremos expressar nossa gratidão, porque o Senhor continua a abençoar nossa missão vocações verdadeiras. Agradecemos a Deus pelos frutos dos apóstolos.

Todavia, preocupa-nos as graves dificuldades que devem enfrentar as Arqui (dioceses) e os jovens chamados ao sacerdócio. Tais dificuldades são devidas à vulnerabilidade e ao enfraquecimento da identidade formativa, organizacional e estrutural dos seminários. Observamos também que há uma fragilidade na dimensão espiritual dos candidatos, como também ao impacto de alguns dos atuais modelos culturais e à frágil situação dos sacerdotes encarregados da promoção do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, o que incide também na diminuição do número das vocações. [1] 

Somos um apostolado rico em religiosidade nas suas diversas expressões, que se caracteriza por um profundo amor e respeito para com a figura do sacerdote e espera a sua presença exemplar, piedosa e abnegada, que manifeste e torne presente Jesus, o Bom Pastor. O Documento de Aparecida nos lembra que "o Povo de Deus sente a necessidade de presbíteros discípulos: que tenham profunda experiência de Deus, configurados com o coração do Bom Pastor, dóceis às orientações do Espírito, que se nutram da Palavra de Deus, da Eucaristia e da oração; de presbíteros missionários: movidos pela caridade pastoral que os leve a cuidar do rebanho a eles confiado e a procurar os mais afastados pregando a Palavra de Deus, sempre em profunda comunhão com seu Bispo, com os presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas e leigos; de presbíteros servidores da vida: que estejam atentos às necessidades dos mais pobres, comprometidos na defesa dos direitos dos mais fracos, e promotores da cultura da solidariedade. Também de presbíteros cheios de misericórdia, disponíveis para administrar o sacramento da reconciliação" [2]

No contexto atual, formar sacerdotes assim configurados em seu ser e seu agir, constitui um enorme desafio que exige nossa responsabilidade como Pastores. 
Um bom Seminário é a garantia de uma Igreja particular florescida e fecunda. Por isso, nas nossas reflexões, nos detivemos em considerar algumas linhas para um "projeto formativo do Seminário que proporcione aos seminaristas um autêntico e integral processo: humano, espiritual, intelectual e pastoral, centrado em Jesus Cristo o Bom Pastor" [3]

Ao apresentar este documento sobre o novo processo de formação diaconal e sacerdotal, fruto das nossas reflexões, havemos por bem DECRETAR, COMO DE FATO DECRETAMOS A CRIAÇÃO DO SEMINÁRIO GERAL "SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS" sediado na cidade eterna de Roma para que possamos oferecer aos vocacionados uma contribuição ampla e completa da formação pastoral e intelectual dos jovens seminaristas.

Por fim, para dar prosseguimento ao projeto do Seminário Geral em Roma, solicitamos o que se segue: 
I. Que cada Arqui (diocese) promova até três clérigos incardinados em suas províncias eclesiásticas como formadores no Seminário. 
II. Que cada Arqui (diocese) promova um clérigo como Promotor Vocacional, este por sua vez será responsável pelos seminaristas da Arqui (diocese) no Seminário Geral do Sagrado Coração de Jesus.
III. Registre como de costume os seminaristas no grupo da Educação Católica.

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, no Palácio das Congregações, no sétimo dia do mês de dezembro do ano da encarnação de dois mil e vinte.


Dom Raul Alberti Cardeal Damasceno, C.Ss.R
Prefeito da Congregação para a Educação Católica


Marcos Nunes De Montserrat Steiner
Vice Prefeito

______________________________

[1] A formação nos Seminários, Pontifícia Comissão para a América Latina.
[2] V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, Documento conclusivo, n. 199. Daqui por diante será citado como: Documento de Aparecida.
[3] Documento de Aparecida, n. 319.