(dos Institutos de Estudo)
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL - PRESBÍTERO DO SANTISSÍMO REDENTOR E SANTO AFONSO NA VIA MERULANA
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA EDUCAÇÃO CATÓLICA
A Congregação para a Educação Católica, em Assembleia no dia 07 de Dezembro de 2020, teve a oportunidade de refletir sobre a situação atual da formação diaconal e sacerdotal nos Seminários da Santa Igreja Católica no Habbo Hotel. Em primeiro lugar, queremos expressar nossa gratidão, porque o Senhor continua a abençoar nossa missão vocações verdadeiras. Agradecemos a Deus pelos frutos dos apóstolos.
Todavia, preocupa-nos as graves dificuldades que devem enfrentar as Arqui (dioceses) e os jovens chamados ao sacerdócio. Tais dificuldades são devidas à vulnerabilidade e ao enfraquecimento da identidade formativa, organizacional e estrutural dos seminários. Observamos também que há uma fragilidade na dimensão espiritual dos candidatos, como também ao impacto de alguns dos atuais modelos culturais e à frágil situação dos sacerdotes encarregados da promoção do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, o que incide também na diminuição do número das vocações. [1]
Somos um apostolado rico em religiosidade nas suas diversas expressões, que se caracteriza por um profundo amor e respeito para com a figura do sacerdote e espera a sua presença exemplar, piedosa e abnegada, que manifeste e torne presente Jesus, o Bom Pastor. O Documento de Aparecida nos lembra que "o Povo de Deus sente a necessidade de presbíteros discípulos: que tenham profunda experiência de Deus, configurados com o coração do Bom Pastor, dóceis às orientações do Espírito, que se nutram da Palavra de Deus, da Eucaristia e da oração; de presbíteros missionários: movidos pela caridade pastoral que os leve a cuidar do rebanho a eles confiado e a procurar os mais afastados pregando a Palavra de Deus, sempre em profunda comunhão com seu Bispo, com os presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas e leigos; de presbíteros servidores da vida: que estejam atentos às necessidades dos mais pobres, comprometidos na defesa dos direitos dos mais fracos, e promotores da cultura da solidariedade. Também de presbíteros cheios de misericórdia, disponíveis para administrar o sacramento da reconciliação" [2]
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, no Palácio das Congregações, no sétimo dia do mês de dezembro do ano da encarnação de dois mil e vinte.
______________________________
[1] A formação nos Seminários, Pontifícia Comissão para a América Latina.
[2] V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, Documento conclusivo, n. 199. Daqui por diante será citado como: Documento de Aparecida.
[3] Documento de Aparecida, n. 319.