Este site pertence a Igreja Católica do jogo virtual Habbo Hotel e tudo nele é fantasia. Não há ligação alguma com a Igreja Católica da vida real.

Pesquisar

Carta ao Clero - Testes Domini

DOM MARLINDO CARDEAL ARAÚJO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-BISPO DI SANCTA MARIÆ IN TABOSÆ
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CLERO

Testes Domini (Testemunhas do Senhor)
Sobre o modo de vida dos servos da Vinha

"Dinumerare dexteram tuam sic notam fac et conpeditos corde in sapientia" (Psalmo LXXXIX, XII)(Ensinai-nos a contar os nossos dias e dai ao nosso coração sabedoria)
      Em alusão aos cinco anos de criação cardinalícia de D. Marlindo Card. Araújo.
   Vale a Pena! Vale a Vida! Vale o suor e o esforço! Vale cada anseio, cada dor e cada calúnia! Não há nada neste mundo que seja mensurável 0u comparável ao que possa valer, em mesma intensidade, ao testemunho do Senhor. Afinal nem mesmo as interpéries são capaz de nos separar do Amor d'Aquele que nos impele a caminhar seguindo os Seus passos. "Quem nos separará do amor de Cristo?" (Rm 8,35).
    A cinco anos, neste mesmo dia, acontecia um consistório de criação cardinalícia. O titubear das emoções estava aflorado, o que faz parte de toda cerimônia, porém a missão devia falar mais alto. O Senhor, suavemente com uma voz paternal doce e afável, dizia:  Coragem! "Duc in Altum!" (Avança para águas mais profundas. Lc 5, 4). Todo medo se dissipou e houve um desprendimento tão grande capaz de lançar-se sem receio nas Mãos do Amado. A confiança em Deus é uma graça depositada em nossos corações, essa graça é essencial á todos os cristãos, pois como anunciarei alguém que não confio ou não acredito?  Como faço para acreditar? Simples: experimentando Jesus. Não é possível falar de outrém a quem não conheço. Todas as cartas anteriores chamavam a atenção para isso: a entrega total á Cristo, entrega essa que nos transforma em instrumentos disponíveis para a solicitude da messe. 
   Porém o "anunciar'' não é algo simples. Não basta somente falar, falar e falar. O Evangelho é muito mais do que meras palavras repetitivas, é vida! "Eu sou o caminho, a verdade e a vida." (Jo 14, 6). Somos uma comunidade de testemunhas, de pessoas que experimentaram o Senhor, não meros falaciosos. Um ponto importante a ser abordado nesta carta é que nossa missão nesta realidade virtual, como dito na carta "Ductus Spiritus Sanctus", é inspirada pelo Santo Paráclito nas pessoas reais. Há quem se pergunte: "Mas e quem não professa a fé na vida real e é clérigo aqui na realidade virtual?" ou ainda mais: "E quem vive uma fé dubiosa praticando e conservando costumes considerados contrários a Fé pela Igreja?". Para estas duas perguntas a resposta é simples: logicamente a Fé deve ser pura e fiel á Santa Igreja já que é necessário para bem conduzir a evangelização na realidade virtual. Logo, deve partir deste mesmo ímpeto de evangelização a correção fraterna e a busca da perfeição cristã. É dever de um pastor conduzir os seu rebanho ao Céu. É uma caminhada conjunta, comunitária. Não pensem que a salvação é algo individual, é algo comum. Vivo em comunidade para isso. Sei que dentre vós existem casos deste tipo: servos da vinha e pastores que não vivem plenamente e não professam integralmente a Fé recebida dos Apóstolos. A estes eu exorto: deixai-vos conduzir pelo Paráclito. Se é Ele que age em nós, ele também agirá em vós a partir do momento que vos converterdes. Porém é necessário que a Igreja promova também a evangelização dos que já são evangelizados. Parece contundente, mas não deixa de ser necessário.
   Por fim exorto-vos a não desanimar, a fé é uma luta constante, a qual só venceremos no fim de nossos dias após nosso último suspiro. "Angústia e sofrimento me assaltaram; minhas delícias são os vossos mandamentos. Justiça eterna é a vossa Aliança; ajudai-me a compreendê-la e viverei!" (Sl 118, 143-144). Não cesseis de pedir ao Senhor a graça que amá-lo cada vez mais e de servi-lo com todo o coração. Vale a pena tudo o que fazemos por Ele, n'Ele e com Ele.
   Rogo á Santíssima Virgem Maria, Senhora da Assunção, que inspire cada vez mais os pastores a terem vidas irrepreensíveis e santas, tendo como única razão a doação total ao Cristo Jesus.
   Dado em Roma, no gabinete da Congregatio Pro Clericis, aos XIX dias do mês de agosto do ano da graça de N. S. Jesus Cristo de MMXX.___________________________________________

Prefeito da Congregação para o Clero