DOM ODILO PEDRO CARDEAL SCHERER
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
Prefeito do Dicastério para os Seminários
O Dicastério para os Seminários, cumprindo o mandato recebido de cuidar da boa formação dos novos candidatos ao ministério ordenado, busca reconhecer oficialmente os institutos de ensino das respectivas Igrejas Particulares, conforme a nomeação dos ordinários do lugar.
Assim, no uso e nossa faculdade canônica, reconhecemos como seminários próprios e adequados para o ensino e formação eclesiástica, aos seguintes institutos:
Seminário Arquidiocesano São Simão, fixado pelo Exc.mo. Rv.mo Dom Cristiano Tavares, na Arquidiocese de Aparecida.
Seminário Arquidiocesano Bom Pastor, fixado pelo Em.mo. Rv.mo. Dom Nadson Médici, na Arquidiocese de São Paulo.
Seminário Diocesano São José, em ad experimentum pelo Ex.mo. Rv.mo. Dom Francisco Assis, na Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Outrossim, em observância a Constituição Apostólica Domus Bethania: "Ao Dicastério compete a aprovação dos seminaristas às ordens, sem a qual, não é lícita nenhuma ordenação." (Cf. DB 64), permitimos ao bispo diocesano ou arcebispo metropolita, que execute os testes e exames de ordem aos que serão ordenados, no entanto, o referido ordinário do lugar submeterá o parecer ao dicastério, que deverá aprovar a ordenação do candidato.
Os formadores dos seminários designados pela autoridade eclesiástica, deverão dedicar-se com entusiasmo e diligência para a boa promoção vocacional, acolhida e formação dos candidatos. A promoção de vocações e a formação de novos clérigos deve ser tida como missão e dever na Igreja Particular, constantemente motivada pelo bispo diocesano ao seu clero e fiéis.