DOM DANIEL PAULO CARDEAL STRAMANTINO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
BISPO DE FRASCATTI E ÓSTIA
E PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO
E DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
A todos aqueles que este lerem,
saudação, paz e feliz expectativa no Senhor.
+ Dom Daniel Paulo Cardeal Stramantino
Prefeito
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
BISPO DE FRASCATTI E ÓSTIA
E PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO
E DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
saudação, paz e feliz expectativa no Senhor.
1. A celebração anual do Natal do Senhor é precedida por um tempo de preparação chamado de Advento. Este tempo, esperando a celebração da primeira vinda do Senhor, o Filho de Deus entre os homens, nos preparamos para a segunda vinda do Senhor, no fim dos tempos.
2. Este tempo, de piedosa e alegre expectativa, iniciar-se-á com as primeiras vésperas do primeiro domingo do Advento, este ano, na tarde de 28 de novembro de 2020. Ele se encerrará antes de iniciar a celebração do Natal do Senhor.
3. Seguem, portanto, as normas para este tempo litúrgico, que devem ser seguidas por toda a Igreja Universal, com fiel obediência:
A ESCOLHA DA MISSA
4. Ordinariamente se celebrará a Missa própria do dia do Advento, com a cor roxa. O roxo pode ser usado em sua diversidade de tons, exceto os florescentes.
5. No período até 16 de dezembro, se ocorrer uma festa, memória obrigatória ou solenidade, esta será celebrada integralmente, com a cor litúrgica própria e não a do Advento. As memórias facultativas também podem ser celebradas.
7. Das memórias facultativas após 17 de dezembro, se tomará apenas a oração do dia.
8. Nos domingos sempre se celebrará a missa dominical, omitindo o Hino de Louvor.
9. No dia em que se celebra o III Domingo do Advento, pode-se tomar os paramentos cor-de-rosa. Não os usa, porém, em nenhum outro dia.
AS FLORES E OUTROS ORNAMENTOS
9. O altar e a igreja podem estar ornamentados com flores, com aquela moderação que convém ao caráter próprio deste tempo, de modo a não antecipar a plena alegria do Natal do Senhor.
10. Retirem-se, deste modo, as flores exóticas das igrejas e outras flores que se usam de costume. Recomenda-se o uso das flores roxas, brancas, folhagens, enfim, simples.
O CANTO
11. Cuide-se para que o canto não adiante a felicidade do Natal.
12. Cante-se o Aleluia como de costume.
A COROA DO ADVENTO
13. Pode-se usar a coroa do advento nas igrejas, se parecer conveniente.
14. A coroa sempre trará 4 velas, dispostas do modo mais circular possível. Estas podem ter a mesma cor ou serem de cores diferentes, conforme a possibilidade e o bom gosto.
O PRESÉPIO E A ÁRVORE DE NATAL
15. Se convir com o ambiente da igreja, pode-se preparar um presépio e colocar uma ou mais árvores de natal, desde que não atrapalhem o ambiente celebrativo e não sejam demasiadamente chamativos.
16. No presépio, após a Missa da Vigília, da Noite, da Aurora ou do Dia do Natal (qual se celebrar), se colocará a imagem do menino Jesus.
AS DEDICAÇÕES
17. Seguem-se as regras de costume para as dedicações: Usa-se integralmente a liturgia da dedicação, de paramentos brancos ou festivos, e não a celebrará no dia do Natal.
AS ORDENAÇÕES
18. Nos domingos e solenidades (Imaculada Conceição) se celebrará a missa própria do dia, com as leituras próprias, e cor própria. Nos domingos, não se cantará o hino de louvor.
19. Nos dias de semana depois de 17 de dezembro se buscará rezar a missa ritual da ordenação, com as leituras do dia de semana.
20. Nos dias de semana antes de 16 de dezembro será rezada a missa ritual da ordenação, com os paramentos de cor branca.
CONCLUSÃO
21. Esperando, de lâmpadas acesas, a vinda gloriosa do Senhor Jesus Cristo, como povo sacerdotal há 15 anos em missão, queremos fazer de nosso Advento um período frutuoso para as comunidades que se reúnem para celebrar a Liturgia. Dispomos esse diretório, desejosos que a Virgem Maria, que trouxe ao mundo o Verbo Encarnado do Pai, traga ao nosso coração o mesmo Divino Mestre.
Dado em Roma, na sede de nossa congregação, no vigésimo sétimo dia de novembro do ano Jubilar de 2020.
Prefeito